Uma operação da Polícia Rodoviária Federal, com o apoio da Polícia Militar (PM), resultou em uma grande apreensão de cigarros provenientes do Paraguai e na prisão do responsável pelo transporte do ilícito. A ação policial ocorreu no Posto da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), no município de Alto Araguaia-MT.
Segundo informações fornecidas pela PRF, durante patrulhamento na região, a equipe de serviço avistou um veículo M.Benz/LS 1938, transportando uma carga de carvão mal acondicionada, o que representava risco de derramamento. Diante disso, os agentes decidiram abordar o veículo no Posto da SEFAZ e, durante a fiscalização e verificação da documentação do condutor, do veículo e da carga, observaram o comportamento extremamente nervoso do motorista, além de detalhes relacionados à carga e ao proprietário do veículo (incluindo histórico criminal), o que levantou suspeitas fundamentadas para a realização de uma vistoria na carga.
Nessa situação, os PRFs solicitaram apoio dos servidores da SEFAZ e da Polícia Militar para utilizar as instalações e a mão-de-obra necessárias para fiscalizar a carga.
Após a remoção de alguns sacos de carvão, foram encontradas caixas de cigarros de origem estrangeira (Paraguai) da marca Euro, cuja importação é proibida. Após a contagem, constatou-se que havia 250.000 (duzentos e cinquenta mil) maços de cigarros.
Diante do crime de contrabando cometido, o motorista do caminhão, juntamente com o veículo e a carga, foram encaminhados à Polícia Federal de Rondonópolis.