fbpx
  • 28 de novembro de 2024 09:11 09:46

Ação conjunta apreende defensivo de comercialização proibida no Brasil

Ação conjunta apreende defensivo de comercialização proibida no Brasil 1

Vinte e nove sacos de defensivos agrícolas transportados ilegalmente foram apreendidos e três homens presos, após ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, nesta sexta-feira (19.11), em Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá).

O trabalho integrado foi realizado pelos policiais civis da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Delegacia Regional de Água Boa, da Delegacia de Nova Xavantina, com apoio os policiais rodoviários federais.

Os suspeitos de 41, 53 e 59 anos foram autuados em flagrante por contrabando ou descaminho, crime ambiental e de armazenamento irregular de defensivos agrícolas. Dois veículos, Fiat Uno e Voyage, utilizados para transportar os produtos também foram apreendidos.

As diligências iniciaram após denúncia anônima de transporte e comércio ilegal de defensivos agrícolas, em dois carros circulando na região de Nova Xavantina.

Durante apuração das informações, as equipes visualizaram quando o carro Fiat Uno, com as mesmas características, estacionou em uma casa no bairro Cohab Henry 2. Logo em seguida, chegou no local o veículo Voyage com dois ocupantes.

Após conferirem o porta-malas do Fiat Uno, um dos suspeitos saiu conduzindo o automóvel que estava carregado com os defensivos agrícolas. Enquanto os outros sairam no Voyage.

Foi feito o acompanhamento dos carros e realizada a abordagem do Uno e no porta-malas localizados 30 sacos de dez quilos cada, e no rótulo descrito  fertilizante do tipo sulfato de manganês monoidratado. Já na abordagem ao segundo carro, Voyage, nada de ilícito foi encontrado.

No entanto, após análise visual preliminar, constatou-se que os produtos dentro dos sacos apresentavam estrutura granular de cor âmbar, o que diverge das características do produto sulfato de manganês monoidratado, indicando se tratar do produto benzoato.

Diante dos fatos, os três envolvidos foram encaminhados até a Delegacia de Nova Xavantina, para esclarecimentos.

Ao serem ouvidos pelo delegado Raphael Diniz Garcia, o condutor do Uno contou que os defensivos são de propriedade de um dos comparsas, bem como desconhecia o conteúdo e foi chamado somente para fazer o transporte.

Ainda segundo relatos, a carga de defensivo agrícola foi retirada de uma empresa transportadora, na manhã desta sexta-feira (19). Então eles colocaram os sacos no Fiat Uno.

Junto com os suspeitos os policiais localizaram uma agenda contendo anotações sobre os 29 sacos de sulfato de manganês e benzoato, indicando o conhecimento acerca dos produtos apreendidos e contradizendo a versão apresentada.

Após serem interrogados os conduzidos foram autuados em flagrante delito. Os 29 sacos de defensivos agrícolas foram apreendidos e serão periciados.