Em 20 de Março de 2024, por volta das 19 horas, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização no km 514.0 da BR 158, no município de Canarana/MT, quando abordou um veículo de cor prata e localizaram, aproximadamente 29 tabletes de entorpecentes dentro de um tambor carregado com farelo de milho.
Após avistarem o veículo mencionado, a equipe deu ordem de parada, mas o condutor inicialmente não obedeceu. Após um breve acompanhamento, o veículo parou no acostamento cerca de 500 metros adiante.
O condutor e o passageiro foram questionados sobre a recusa em parar, alegando não terem entendido a ordem de parada dos policiais. Durante a abordagem, o condutor informou que estava viajando para comprar gado, enquanto o passageiro afirmou estar indo para Porto Alegre do Norte/MT para trabalhar como operador de máquinas e desconhecia os planos do motorista em relação à compra de gado.
Devido à suspeita levantada pela recusa inicial de parada e pelas contradições nas declarações dos ocupantes, os policiais realizaram uma fiscalização minuciosa no veículo.
Foi então que o condutor admitiu a presença de drogas na carroceria da caminhonete, escondidas dentro de um tambor carregado com farelo de milho.
Após a descoberta, a equipe encontrou 19 tabletes de Skunk e 10 tabletes de Pasta Base de Cocaína dentro do tambor, configurando, a princípio, o crime de Tráfico de Drogas.
Os envolvidos foram encaminhados à Polícia Judiciária Civil de Canarana/MT.