fbpx
  • 20 de setembro de 2024 04:09 16:30

Ação de policiais penais no Anexo da Mata Grande nesta quinta-feira resultou em vários materiais ilícitos apreendidos

Ação de policiais penais no Anexo da Mata Grande nesta quinta-feira resultou em vários materiais ilícitos apreendidos 1Celulares e outros apetrechos apreendidos no anexo - Foto : Sistema Prisional

Uma ação de policiais penais, em continuidade a Operação Mercúrio, nesta quinta-feira (17) resultou na apreensão de vários materiais ilícitos no Anexo do presidio da Mata Grande em Rondonópolis MT.

A Direção da Penitenciária, Policiais Penais do Plantão Bravo e Policiais Penais do Expediente deram continuidade à Operação Mercúrio, desta feita no Anexo da penitenciaria da Mata Grande que é a Cadeia Pública Masculina onde ficam alojados os presos provisórios.

A Operação de Revista teve o intuito de retirar materiais ilícitos, coibir ações criminosas e reforçar a manutenção dos Procedimentos Operacionais Padrão desta Unidade. O sistema Penitenciário seguro e controlado é reflexo da execução diária de procedimentos de segurança. Esses procedimentos, como as revistas estruturais, realizadas rotineiramente para evitar a entrada e/ou permanência de objetos ilícitos nas unidades prisionais, garantem a ordem por parte do Estado.

Ação de policiais penais no Anexo da Mata Grande nesta quinta-feira resultou em vários materiais ilícitos apreendidos 2
Celular encontrado dentro de buraco – Foto : Sistema Prisional

No Anexo da Mata Grande por ser muito próximo à Rodovia MT/130 é um alvo mais acessível para que meliantes joguem pacotes com materiais ilícitos sob a Muralha, para coibir essas ações foram necessários implementar vários bloqueios, a exemplo de uma caixa de metal nas ventanas, que não permite que os ilícitos sejam recolhidos e não comprometem a ventilação dentro das celas.

Todos esses ajustes são feitos respeitando a Lei de Execução Penal. E tem as equipes de Policiais Penais que fazem rondas diurnas e noturnas para coibir a aproximação na Muralha, e muitas pessoas já foram presas ao tentar jogar ilícitos sob a Muralha. O saldo hoje foi muito positivo, com a apreensão dos seguintes materiais ilícitos: 20 aparelhos celulares,8 carregadores e 8 fones de ouvido.

Segundo a direção da unidade, os procedimentos continuarão e cada vez mais estarão convictos de que a prisão deve ser para o devido cumprimento da sentença e para a ressocialização, vez que abraçamos todos os projetos de ressocialização que promove a capacitação e a reinserção dos mesmos na sociedade; porém, aqueles que não se ajustam a esses valores devem no mínimo respeitar nossos procedimentos e regras consoantes com a ordem e disciplina que o ambiente prisional exige.