O América-MG é o primeiro clube rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A queda foi decretada nesta quarta-feira (8), após o clube ser goleado por 3 a 0 pelo Coritiba, jogando na Arena Independência, em Belo Horizonte.
Com apenas mais cinco jogos em disputa na competição, a pontuação máxima que o Coelho poderia atingir seriam 36 pontos — um ponto a menos que o Vasco e o Bahia, 16º e 15º colocado, respectivamente, têm.
Dessa forma, mesmo que o clube vencesse todas as partidas que restam na competição, isso seria insuficiente para se salvar da queda.
Após um bom início de ano, em que foi vice-campeão estadual e se classificou até para as quartas de final da Sul-Americana e da Copa do Brasil, o clube sentiu falta de um elenco mais robusto e apresentou muitas dificuldades na competição por pontos corridos.
O América-MG, inclusive, esteve na zona de rebaixamento em todas as rodadas do Campeonato Brasileiro. Até o momento, o clube tem 20 derrotas, nove empates e apenas quatro vitórias, somando 21 pontos. Os mineiros também possuem a defesa mais vazada, com 69 gols sofridos.
O América estava na elite do futebol brasileiro desde 2021, e, nas últimas duas edições, terminou o campeonato na parte de cima da tabela — oitavo em 2021 e décimo em 2022.
Apesar da péssima campanha, o clube mineiro teve alguns destaques individuais. O uruguaio Gonzalo Mastriani, de 30 anos, figura entre os principais artilheiros da competição, com dez gols marcados.