A comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Machado de Assis, localizada na região da Vila Operária esteve em festa na noite desta segunda-feira (05). Direção, professores, pais e as crianças participaram juntos do evento que marcou o encerramento do ano letivo.
O encontro começou com a apresentação das crianças e na sequência as profissionais da Emei fizeram uma breve explanação sobre o andamento dos trabalhos. Representantes dos pais também tiveram espaço de fala e fizeram depoimento sobre os trabalhos e projetos que são desenvolvidos na unidade que atende 80 crianças, dentre elas algumas com necessidades especiais.
Na sequência, as crianças puderam apresentar aos pais os trabalhos que foram feitos no decorrer do segundo semestre desse ano. Trabalhos de artes manuais, pinturas, brinquedos produzidos por eles mesmos, produções artísticas, cartazes, além das fotografias que registraram as atividades que foram expostos nos corredores e pátio da escola.
“A gente entende que a organização dos espaços e todos os trabalhos que as crianças desenvolvem como um processo de investigação e aprendizagem. Então até pelos materiais que estão expostos foram feitos de maneira aprofundada, onde as perguntas que as crianças faziam nortearam o desenrolar da aprendizagem”, explicou a coordenadora Michele.
Dentre as atividades, o projeto Self Service que ensina as crianças a servirem o próprio alimento, conhecendo os sabores e também sobre os nutrientes que cada um tem e a importância para o desenvolvimento. Nesse contexto, as crianças também aprendem a arrumar o próprio local onde fazem a refeição e o uso do talher e guardanapo.
A Emei Machado de Assis atendeu esse ano 80 crianças, de 4 e 5 anos, sob o comando da diretora Márcia Adriana.