Uma ação de militares da 14ª Companhia Independente de Força Tática, na tarde deste sábado (13) resultou na apreensão de um menor de 17 anos e na prisão de dois adultos, sendo um de 19 e outro de 36 anos, por uso ilícito de droga, direção perigosa, resistência e desobediência. As detenções ocorreram no bairro Iraci, no município de Rondonópolis MT.
O comandante da 14ª CIPM, tenente coronel Gleber Candido Moreno, informou que o trabalho dos militares desencadeou após arruaceiros gravarem um vídeo onde planejavam cometerem direção perigosa nas ruas da cidade, além de desafiarem as forças policiais, inclusive a Força Tática. Já em outro vídeo os criminosos mostravam os crimes cometidos no trânsito e dando continuidade no desafio aos policiais.
Ainda conforme o comandante, os marginais tiveram essa atitude abusiva, após terem acesso a um vídeo publicado nas redes sociais ilustrando o trabalho da Polícia Militar, onde o tenente coronel mostra intensificações, operações e abordagens na cidade de Rondonópolis.
Conforme informado no Boletim de ocorrência (BO), os arruaceiros de posse do material publicado pela polícia, desafiaram a instituição Polícia Militar, dizendo: “cadê a polícia?”. diante desse fato a Agência Local de Inteligência da 14ª CIPM conseguiu identificar e localizar um dos suspeitos, onde de imediato a equipe de Força Tática ao proceder a abordagem, o indivíduo empreendeu fuga em uma motocicleta Honda Pop, não respeitando as ordens de parada, sinais sonoros e de trânsito, no entanto a equipe logrou êxito em realizar a abordagem policial.
Durante entrevista o abordado informou aos PMs que um outro suspeito se encontrava juntamente com sua motocicleta Honda CB Twister 300 de cor vermelha sem emplacamento de identificação no bairro Padre Rodolfo. Diante da informação a guarnição deslocou ao endereço onde encontrou o arruaceiro fazendo manobras perigosas que ao perceber que iria ser abordado se evadiu do local, não obedecendo as ordens de parada e sinais sonoros, e mesmo diante do risco a equipe conseguiu fazer com que o mesmo parasse, realizando sua a detenção. Ambos os detidos foram entregues na 1ª DP para as demais providencias.
Os policiais fizeram uma observação no BO, relatando que, durante a abordagem do segundo suspeito, um indivíduo que se encontrava nas imediações, tentou obstruir o trabalho policial, sendo advertido para se afastar, porem o mesmo não obedeceu às ordens emanadas, sendo necessário o uso do agente químico GL108 para incapacitar e posteriormente imobiliza-lo e algema-lo.
Os agentes ainda narraram que, após conterem o homem, fizeram uma busca pessoal, localizando uma porção de substancia análoga a cocaína. Ele foi entregue na 1ª DP juntamente com os outros dois detidos. A motocicleta Honda pop de cor preta, foi removida ao pátio conforme auto de remoção. Já a outra motocicleta estava com a placa de identificação suprimida sem autorização legal, incorrendo assim no crime de que trata a lei nº 14.562, de 26 de abril de 2023.