Com o objetivo de evitar o avanço da Covid-19 e garantir mais segurança para a população, a Prefeitura de Jaciara, publicou novo decreto que prevê medidas de distanciamento, limite da capacidade de público nos estabelecimentos, além do uso obrigatório de máscaras em locais externos e internos. O Decreto Nº 3212/2022, foi publicado nesta quinta-feira (20.01).
Haverá fiscalizações diárias em estabelecimentos do município, com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. A medida deve prevalecer até o dia 19 de fevereiro, podendo ser prorrogada.
Conforme o novo decreto, está permitida o retorno das aulas 100% presenciais no dia 7 de fevereiro na rede municipal. Quanto aos eventos carnavalescos, públicos e privados, poderão ser suspensos em razão do aumento do número de casos.
O decreto ainda recomenda que cidadãos com sintomas do novo coronavírus, procure o Centro de Atendimento Covid19, para realização de exames clínicos e demais providências adequadas ao caso, sem prejuízo do imediato isolamento domiciliar e social.
Ainda conforme a medida, bares, conveniências, “espetinhos”, lanchonetes, sorveterias, tabacarias e carrinhos de lanches poderão funcionar de modo presencial no horário normal permitido para atividade e alvará, sendo permitida a disposição de mesas e cadeiras, devendo seguir rigorosamente as normas sanitárias de distanciamento entre as pessoas, 50% da capacidade e demais medidas constantes no decreto.
Outras diretrizes estabelecidas no documento oficial da Prefeitura de Jaciara podem ser consultadas no link: https://diariomunicipal.org/mt/amm/publicacoes/953010/
Boletim Epidemiológico– De acordo com o boletim epidemiológico de Jaciara desta sexta-feira (21), o município possui 272 casos ativos e duas internações, sendo uma em leito clínico e outro em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Vale lembrar, que no dia 3 de janeiro de 2022, Jaciara registrou dois casos de contaminação por coronavírus.
Entre o dia 3 e 21 de janeiro, a média de contaminados pela Covid na cidade é de 15 casos notificados por dia.