Além da criação da Banda Mirim Legislativa, também será implantado o Projeto Musicalizar do Corpo de Bombeiros.
A parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rondonópolis com o Corpo de Bombeiros surgiu a partir da Resolução Legislativa nº 621/2022, que estabelece a criação da Banda Mirim.
Conhecedores de que o Corpo de Bombeiros já contava com um projeto nos mesmos moldes, ou seja, oferecer aos jovens aulas de música e de instrumentos, foi estabelecida a parceria entre a Escola do Legislativo e o Corpo de Bombeiros, através da D. Pedro.
O projeto vai contemplar jovens e adolescentes que aprenderão música; além de aprender a tocar os instrumentos, terão aulas sobre toda parte musical.
De acordo com o estabelecido na resolução, o instrutor para ministrar as aulas nos dois projetos será de atribuição da Escola do Legislativo, assumindo o custeio.
Em contrapartida, o Corpo de Bombeiros vai fornecer os instrumentos, o local onde essas crianças farão o curso e a manutenção dos instrumentos.
Segundo o Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Niko Queiróz, está elencado no projeto pedagógico que todas as cerimônias oficiais da Câmara de Vereadores de Rondonópolis serão abrilhantadas com a apresentação da Banda Mirim e todos seus integrantes – alunos.
Em cada apresentação devem ser executados o Hino Nacional Brasileiro, Hino do Soldado do Fogo, além dos Hinos do Mato Grosso e de Rondonopolis. Músicas de outros estilos, principalmente MPB, também devem fazer parte do repertório quando se fizer necessário.
A ideia, ainda segundo o Coordenador Pedagógico, é executar o projeto dividido em dois momentos: o primeiro que vai contemplar o público da própria escola – lembrando também que esse projeto não atinge somente os alunos- e num segundo momento contemplar a comunidade escolar, no entorno da escola.
“Com a abertura estendida à comunidade escolar, ou seja, para pais e outras pessoas do entorno da escola que se interessarem em aprender, além de valorizar nosso projeto, vai fortalecer os laços da convivência entre todos os envolvidos.
No início o projeto deve contemplar 40 jovens, sendo eles da escola, ou não. Se não suprir a necessidade, mais 20 pessoas, entre jovens e adultos do entorno da escola serão inseridas.
Vale ressaltar que, tem algumas crianças que já faziam parte do projeto antigo e que vão dar continuidade. Por outro lado, tem crianças que não têm nenhum tipo de conhecimento sobre o universo da música, mas que estarão no mesmo projeto.
“Então a gente precisa fazer com que essas crianças que estão chegando agora estejam no mesmo nível de conhecimento daquelas que já estavam”, Niko.
A expectativa é que ao findar o ano, nas comemorações Natalinas, a sociedade tenha o privilégio de assistir a uma apresentação dessas crianças e desses jovens e adultos que serão contemplados.
De acordo com o Tenente Coronel Ednaldo Fernando Rodrigues, Comandante do 3º BBM/Rondonópolis, o Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso já desenvolve, a nível de Estado, o Projeto Musicalizar.
“Em Rondonópolis existe uma parceria muito boa com o Poder Legislativo e através da Escola do Legislativo, é possível custear um professor para ministrar as aulas de música no Projeto Musicalizar que começa agora, justamente com essa parceria”, Tenente Coronel Ednaldo.
Anteriormente o Corpo de Bombeiros tinha um projeto num outro formato. Agora, o Musicalizar vai dar continuidade às aulas de músicas para um público que é o da escola e da comunidade local.
O professor dá aula para os alunos da escola e logo depois ele dá aula para os alunos da comunidade.
Ainda segundo o Comandante, houve uma procura muito boa, a música tem esse poder de encantar as pessoas. E o aprender música, encanta mais ainda, então foi uma procura muito rápida dos alunos da própria escola.
Em relação à parte da comunidade, as inscrições estão abertas, são ofertadas 40 vagas para a comunidade, que devem ser preenchidas conforme o número de vagas e conforme a disponibilidade que tem o professor na sala de aula.
As aulas do Musicalizar, que envolve o público externo, vão funcionar às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 18h30.
O público interno, que é a Banda de música da Escola D. Pedro, vai funcionar às segundas, terças e quartas, das 16h10h até às 17h10h.
A Escola D. Pedro é integral, então, no momento em que o aluno não está em sala de aula, vai participar da parte musicalizada, da música.
“O resgate que a gente faz em relação à música, já tem histórico aqui em Rondonópolis. Deu certo, continua dando certo, não só aqui em Rondonópolis, mas a nível de Brasil”, Tenente Coronel Ednaldo.
“Então, quanto mais pessoas a gente conseguir abraçar para esse projeto de música, nossa colaboração será maior para o bem-estar social da nossa comunidade”, finalizou Tenente-Coronel Ednaldo.