Benzema levanta a Bola de Ouro de 2022 – Foto: FRANCK FIFE / AFP
Karim Benzema é o novo melhor jogador do mundo! O craque francês do Real Madrid foi o grande vencedor da Bola de Ouro, prêmio dado pela revista France Football, nesta segunda-feira (17), em Paris.
Apontado como o grande favorito, por ser a grande estrela do time campeão espanhol e da Champions League, o camisa 9 de 34 anos superou Sadio Mané, que brilhou no Liverpool, mas hoje está no Bayern de Munique, segundo lugar, e também Kevin de Bruyne, do Manchester City, que fecha o pódio.
Completam o Top 5 Robert Lewandowski, ex-Bayern e atualmente no Barcelona, e Mohamed Salah, do Liverpool.
Vini Jr., que foi o grande parceiro de ataque de Benzema no Real e fez o gol do título da Champions, ficou na oitava colocação, coroando a melhor temporada na carreira do atleta de 22 anos.
Ao todo, Benzema entrou em campo em 46 jogos na temporada passada, com 44 gols marcados e 15 assistências. O camisa 9 venceu três títulos, sendo protagonista e artilheiro em todos eles: Campeonato Espanhol (27 gols), Champions League (15 gols) e Supercopa da Espanha (dois gols). O prêmio do atacante é o primeiro dado a um francês desde 1998, quando Zinédine Zidane foi o vencedor. Curiosamente, foi o ex-camisa 10 quem entregou o trofeu a ele.
Confira o Top 10 do Bola de Ouro:
10º Erling Haaland (NOR, Manchester City, atacante)
9º Luka Modric (CRO, Real Madrid, meia)
8º Vini Jr. (BRA, Real Madrid, atacante)
7º Thibaut Courtois (BEL, Real Madrid, goleiro)
6º Kylian Mbappé (FRA, PSG, atacante)
5º Mohamed Salah (EGI, Liverpool, atacante)
4º Robert Lewandowski (POL, Barcelona, atacante)
3º Kevin de Bruyne (BEL, Manchester City, meia)
2º Sadio Mané (SEN, Bayern de Munique, atacante)
1º Karim Benzema (FRA, Real Madrid, atacante)
O vencedor do Kopa Trophy, prêmio dado ao melhor jogador sub-21 do mundo, foi Pablo Gavi, promessa de apenas 18 anos e que já é titular do Barcelona.
Estreando na edição 2022 da Bola de Ouro, o Prêmio Sócrates, em homenagem ao lendário jogador brasileiro, foi dado ao atleta mais envolvido com causas sociais. O vencedor foi o senegalês Sadio Mané, que recebeu o troféu das mãos de Raí, ex-jogador e irmão de Sócrates.
Putellas é bicampeã entre as mulheres
A Bola de Ouro entre as mulheres foi novamente entregue à espanhola Alexia Putellas, do Barcelona. Ela superou as finalistas Bonmati (Barcelona), Sam Kerr (Chelsea), Beth Mead (Arsenal) e Oberdorf (Wolfsburg).
Lewandowski leva prêmio de artilheiro da Europa
O Prêmio Gerd Müller, uma homenagem ao histórico jogador alemão, morto no ano passado, foi para Robert Lewandowski, atualmente no Barcelona, mas que disputou a última temporada pelo Bayern de Munique e foi o jogador que mais fez gols no continente.
Courtois é o melhor goleiro do mundo
No provável prêmio mais óbvio da noite, Thibaut Courtois, do Real Madrid, foi eleito o melhor goleiro do mundo. Ele brilhou na final da última Champions League e foi o melhor jogador da vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool. Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Mike Maignan (Milan) e Edouard Mendy (Chelsea) completaram o Top 5.
O Manchester City, campeão da Premier League na última temporada, foi eleito o clube do ano. Ao todo, o time teve seis indicados à Bola de Ouro, cinco entre os homens (De Bruyne, Phil Foden, João Cancelo, Bernardo Silva e Riyad Mahrez) e Lucy Bronze entre as mulheres.