Fazer um diagnóstico da propriedade rural é um passo considerado muito importante para quem deseja obter ganho de produtividade por hectare, além de rentabilidade, em especial quando se trata da bovinocultura de corte. Acompanhamento adequado pode proporcionar ganhos acima de 50% na receita ao produtor.
O assunto é o tema desta semana do programa Bom Dia Senar Mato Grosso, que traz como case de sucesso a Fazenda Arca, localizada em Jaciara.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), atende hoje em Jaciara cerca de 15 propriedades de bovinocultura de corte com cria, recria, engorda ou ciclo completo.
Os trabalhos da ATeG Bovinocultura de Corte no município tiveram início em agosto de 2021 e, de acordo com o técnico de campo Hugo Lennon Corrêa, muitos resultados positivos já estão sendo observados, principalmente, em ganho de quantidade de arrobas por hectare e receita.
Diagnóstico e planejamento são fundamentais
Um dos cases de sucesso da ATeG Bovinocultura de Corte em Jaciara é a Fazenda Arca. Segundo o técnico de campo, na propriedade, que possui cerca de 252 hectares de área total e possui sistema de cria e terminação de machos, foram realizados desde agosto de 2021 trabalhos de diagnósticos, como mapeamento, e planejamento.
“Sentimos a dor do produtor, os anseios dele e quais são seus objetivos e suas metas. A partir do mapeamento, por exemplo, o produtor começa a entender quais sãos os piquetes que ele tem, as forragens que estão presentes em cada um e qual é a área de cada piquete”, pontua Corrêa.
Corrêa comenta que na Fazenda Arca tanto o diagnóstico quanto o planejamento tinham como objetivo aumentar a quantidade de arrobas por hectare produzidas no sistema de terminação, além do acompanhamento individual de cada animal desde a chegada na propriedade até a sua saída.
“Os resultados são vistos mensalmente. No período de um ano verificou-se diversos ganhos, inclusive em 54% na receita