Problemas mecânicos interromperam a viagem de 551 condutores que passaram pela rodovia BR-163/364 durante o fim de semana prolongado de Natal. Os motoristas buscaram socorro mecânico através da Concessionária Nova Rota do Oeste, responsável por administrar os 850 quilômetros de rodovia entre Itiquira e Sinop. Os serviços são custeados pelos valores arrecadados nas praças de pedágio.
O levantamento da Nova Rota do Oeste aponta que durante o recesso para as celebrações natalinas, entre 22 a 25 de dezembro, 367 usuários contaram com a estrutura da Concessionária ao longo da rodovia para solucionar problemas mecânicos, cerca de 66% do número total de atendimentos. Outros 50 veículos foram atendidos por falta de combustível, a chamada pane seca, enquanto 29 condutores acionaram a Concessionária por panes elétricas, 31 por superaquecimento do motor, e outros 74 por desgaste de pneus. A maioria das situações seria evitada com a realização de manutenção preventiva.
Dos motoristas atendidos 231 foram liberados para prosseguir viagem após o atendimento, enquanto os demais precisaram ser rebocados para um ponto de apoio mais próximo, como borracharias ou postos de combustível, para que o motorista pudesse resolver o problema e retomar a viagem.
Para ampliar a segurança e diminuir o tempo de resposta em caso de acionamento, a Nova Rota do Oeste instaurou a operação Rota à Vista, colocando as viaturas da Concessionária em pontos estratégicos para prontamente atender veículos em pane ou demais sinistros na rodovia. Ao todo, 600 funcionários do setor operacional atuaram nas atividades. A operação segue até 2 de janeiro de 2024.
Se precisar, chame a Nova Rota – Todos os serviços oferecidos pela Nova Rota do Oeste podem ser acionados por meio do 0800 065 0163, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. O setor também dispõe de informações atualizadas sobre as condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outras situações.