No período de recesso para as celebrações de Natal, entre sexta-feira (20.12.2024) e quarta-feira (25.12.2024), 504 motoristas tiveram a viagem interrompida por problemas veiculares e foram atendidos pela Nova Rota do Oeste, Concessionária controlada pelo Governo de Mato Grosso por meio da MT Par e responsável por administrar os 850 quilômetros de rodovia entre Itiquira e Sinop. A Nova Rota conta com equipes posicionadas em pontos estratégicos da rodovia para prestar apoio rápido a esses motoristas. Os serviços podem ser acionados pelo 0800 065 0163, por ligação ou WhatsApp.
O levantamento da Nova Rota do Oeste aponta que durante o recesso para as celebrações natalinas, 345 usuários contaram com a estrutura da Concessionária ao longo da rodovia para solucionar problemas mecânicos, cerca de 72% do número total de atendimentos. Outros 48 veículos foram atendidos por falta de combustível, a chamada pane seca, enquanto 26 condutores acionaram a Concessionária por panes elétricas, 26 por superaquecimento do motor, e outros 59 por desgaste de pneus. A maioria das situações seria evitada com a realização de manutenção preventiva e planejamento.
Com aproximação do feriado de Ano Novo, a gerente de Eficiência Operacional da Nova Rota, Barbara Nathane, reforça aos motoristas que realizem a manutenção do veículo antes de pegar a estrada para evitar ter a viagem interrompida por problemas veiculares. “Para garantir uma viagem tranquila e segura, precisamos ter certeza de que nosso veículo está em perfeitas condições. Pneus em bom estado, freios eficientes e sistemas elétricos funcionando corretamente. Além da revisão adequada, outro ponto fundamental para quem vai iniciar a viagem é planejar o roteiro considerando os pontos de parada para abastecimento, a fim de evitar ficar sem combustível no caminho. Vale mencionar que podem ocorrer adversidades, como interdições não previstas, por isso é importante ter sempre em seu veículo água e algum alimento não perecível de fácil consumo”.
Operação Rota à Vista – As equipes da Nova Rota do Oeste estão presentes ao longo do trecho de concessão da BR-163 para prestar todo o auxílio necessário aos usuários. Durante o período festivo há reforço no efetivo de funcionários e reposicionamento da frota, que conta com mais de 80 veículos, para realizar os atendimentos aos usuários de forma célere. A operação segue até 2 de janeiro de 2024.
O suporte pode ser acionado por ligação ou WhatsApp pelo 0800 065 0163, 24 horas por dia. Além de solicitar atendimento, neste canal de contato os motoristas podem obter informações atualizadas sobre as condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outros.