O Brasil perdeu quase sete milhões de leitores em quatro anos, segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada na terça-feira (19). A constatação é de que, pela primeira vez desde que o levantamento é feito, mais da metade dos brasileiros não têm o hábito de leitura. São 53% das pessoas que não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero.
A pesquisa ainda mostrou que somente 27% dos brasileiros leram um livro inteiro nos últimos três meses. Na última edição da pesquisa, feita em 2019, 52% da população era considerada leitora.
O levantamento também constatou que as mulheres leem mais que os homens. Enquanto 50% do público feminino tem hábito de leitura, 42% do masculino costuma ler. O hábito de ler também vai diminuindo conforme a idade. No fim do ensino fundamental, quando as crianças têm entre 11 e 13 anos, a leitura está presente para 81% da faixa etária. O número vai diminuindo até chegar a 32% aos 70 anos.
A desigualdade social também é sentida nos leitores. Quanto mais alta a classe social, maior o hábito de ler. Ao todo, 62% da classe A têm o hábito de ler e 35% da D e E.
Motivos para não ler
A maioria dos entrevistados (46%) afirmou que não ler por falta de tempo. Outros motivos apontados como fator dificultador foi o de ter preferência por outras atividades, não ter paciência, se sentir muito cansado e não ter bibliotecas por perto.
Veja os 28 livros citados como mais marcantes pelos brasileiros:
- Bíblia
- O Pequeno Príncipe
- Turma da Mônica
- Harry Potter
- Diário de um Banana
- A Culpa é das Estrelas
- Sítio do Pica-Pau Amarelo
- A Cabana
- Crepúsculo
- Violetas na Janela
- O Menino Maluquinho
- Gibis/ História em Quadrinhos
- Dom Casmurro
- Pai Rico, Pai Pobre
- 50 Tons de Cinza
- Capitães da Areia
- As Crônicas de Nárnia
- O Diário de Anne Frank
- Como Eu Era Antes de Você
- Vidas Secas
- Cinderela
- Os Três Porquinhos
- Iracema
- A Arte da Guerra
- O Grande Conflito
- O Alquimista
- Chapeuzinho Vermelho
- Meu Pé de Laranja Lima
A pesquisa
O levantamento foi feito Instituto Pró-Livro (IPL) e patrocinada pelo Itaú Unibanco, essa edição contou com parceria da Fundação Itaú e com apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O levantamento foi feito pelo Instituto Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria. Para a pesquisa foram feitas 5.504 entrevistas em 208 municípios.