fbpx
  • 20 de setembro de 2024 02:09 02:47

Caminhoneiro é preso por contrabando ao ser flagrado transportando pesticidas de origem estrangeira

Caminhoneiro é preso por contrabando ao ser flagrado transportando pesticidas de origem estrangeira 1

Na noite desta segunda-feira (30) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de pesticidas de origem estrangeira (China) e prendeu um caminhoneiro pelo crime de contrabando, na BR-163, km 62,0. Município: Rondonopolis/MT.

Relatos contidos no Boletim de Ocorrência (BO) dão conta que, eram por volta das 21hs quando os federais abordaram uma carreta e Perguntaram ao condutor o seu itinerário, este disse que vinha de Campo Grande/MS, com destino a Rondonópolis/MT.

Logo em seguida os policiais Indagaram o homem se o veículo estava carregado, este informou que o caminhão estava vazio. Diante do nervosismo apresentado por ele (mãos e voz trêmulas), a equipe policial resolveu abrir a lona. Feito isto, foi localizado no semirreboque, vários sacos brancos que ocupavam todo o compartimento de carga.

Caminhoneiro é preso por contrabando ao ser flagrado transportando pesticidas de origem estrangeira 2

Abertos alguns desses sacos, os agentes constataram tratar de pesticida de origem estrangeira (China), cujo princípio ativo é THIAMETOXAM.

Diante do material ilícito encontrado os PRFs perguntaram ao suspeito sobre a origem do produto, o individuo informou ter recebido a carga em Campo Grande/MS. Disse que estava em uma borracharia no bairro Indubrasil em Campo Grande/MS, quando um homem de estatura mediana, cabelos pretos, por volta de 40 anos de idade, em uma caminhonete Hilux de cor branca e placa não identificada, ofereceu um frete de aproximadamente 8.000 Kg (oito mil quilos) de sementes para Rondonópolis/MT. Disse que as sementes estariam sem nota fiscal.

Caminhoneiro é preso por contrabando ao ser flagrado transportando pesticidas de origem estrangeira 3

O transporte foi acertado pelo valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Então ele dirigiu-se a um galpão, no mesmo bairro Indubrasil, onde a carga foi colocada no primeiro semi reboque.

Com base no flagrante, os policiais deram voz de prisão ao infrator pelo cometimento, em tese, do crime de contrabando, capitulado no Art. 334-A da Lei 2.848/1940 (Código Penal Brasileiro.