fbpx
  • 20 de setembro de 2024 09:09 09:29

Cão farejador evita entrada de entorpecentes na Penitenciária da Mata Grande

Cão farejador evita entrada de entorpecentes na Penitenciária da Mata Grande 1Cão Policial - Foto : Sistema penitenciário

Uma pessoa foi presa em flagrante nesta terça-feira (22.12) ao tentar entrar com entorpecentes na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grade), localizada em Rondonópolis (219 km ao Sul de Cuiabá).

No momento da revista do material que seria entregue a um reeducando, um dos cães farejadores que compõem o canil da unidade identificou o odor do material ilícito.

Foram encontrados no cós da bermuda, que estava entre as roupas que seriam entregues ao recuperando, 225 selos de substâncias análogas a LSD. Após essa constatação, o suspeito foi submetido a uma revista pessoal, na qual foram encontrados mais 56 selos de LSD, dentro de sua carteira de cigarros.

Cão farejador evita entrada de entorpecentes na Penitenciária da Mata Grande 2
Apreensão feita no presidio – Foto : Sistema penitenciário

Ele foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Rondonópolis.

Direito do reeducando

A entrega de materiais de higiene pessoal e roupas de uso pelo reeducando é direito assegurado no artigo 41 da Lei de Execução Penal (LEP) e amparado pelo ordenamento jurídico brasileiro. Os familiares podem fazer essas entregas após a entrada do reeducando na unidade penal. Com isso, o procedimento de revista é necessário, evitando possíveis entradas de materiais ilícitos, como drogas, celulares, dentre outras coisas.