Na tarde de ontem (22.02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização no km 313 da BR 070, proximidades do município de Dom Aquino/MT, quando avistou uma carreta a qual transitava pela via realizando manobras perigosas, oferecendo risco aos demais veículos, inclusive a própria viatura da PRF.
Diante disso, foi dada ordem de parada ao veículo, o qual era conduzido por um homem de 30 anos. Durante a fiscalização, o condutor demonstrou muito nervosismo em relação a abordagem policial e apresentava declarações contraditórias, o que elevou o nível de suspeita da equipe da PRF.
Diante da situação, os policiais decidiram realizar uma busca minuciosa por todo o veículo, momento em que foi encontrado uma arma de fogo calibre 9mm, um carregador sobressalente e 15 munições, estavam dentro da cabine, atrás do banco do motorista.
Ao ser questionado sobre a situação, o condutor do veículo afirmou ser CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) e estava fazendo o transporte de adubo do estado do Paraná, local de sua residência, até Primavera do Leste/MT.
Diante dessas informações, ficou constatado a infringência a legislação vigente, visto que o porte de trânsito confere aos CACs o direito de portar uma arma de fogo exclusivamente quando estiver em deslocamento para treinamento, participação em competições ou eventos autorizados pelo Exército, estando vinculado à finalidade prevista na guia de tráfego.
Além disso, o motorista do veículo não apresentou nenhuma documentação física que comprovasse a veracidade da sua condição de CAC, apenas um documento digitalizado em seu aparelho celular em modelo PDF.
Diante dos fatos, ficou constatado, a princípio, ocorrência de Posse/Porte irregular de arma de fogo de uso permitido. O homem foi conduzido até a delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.