Na tarde desta segunda-feira (07), a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura a situação financeira da Santa Casa de Rondonópolis realizou uma reunião extraordinária para deliberar sobre a ausência do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Diogo Leite Sampaio, na audiência marcada para esta terça-feira (08).
O presidente da CEI, vereador Ibrahim Zaher, destacou que a recusa do representante do CRM em comparecer surpreendeu os membros da comissão. “Recebemos um ofício do presidente do CRM informando que não estará presente na audiência. Isso nos causou surpresa, já que ele mesmo esteve em diversos canais de comunicação da cidade afirmando ter informações relevantes sobre o funcionamento da Santa Casa, inclusive que já esteve prestando depoimentos junto à Polícia Federal”, afirmou o vereador.
Segundo Zaher, diante da ausência do presidente do CRM/MT, a CEI já determinou a convocação da ex-diretora da Santa Casa, Bianca Talita, para prestar esclarecimentos na próxima terça-feira (15/08). “Também solicitamos ao nosso jurídico que entre com uma ação para que seja feita a convocação coercitiva do presidente do CRM, para que ele traga as informações que são de suma importância para o trabalho da comissão”, pontuou.
O relator da CEI, vereador Vinícius Amoroso, também expressou estranheza quanto à postura do CRM. “Recebemos o ofício número 6476/2025, informando que o presidente do CRM/MT, o Dr. Diogo Leite Sampaio não participaria da nossa convocação feita para a data de amanhã (08/04), que poderia responder por escrito, mas não estaria presente. Essa postura nos causou estranheza, já que ele demonstrou interesse no assunto e chegou a prestar diversas declarações públicas em rádios locais. Diante disso, a CEI decidiu convocar a ex-diretora da Santa Casa, Bianca Talita, para prestar esclarecimentos na próxima terça-feira”, disse Amoroso.
Transmissão ao vivo e transparência
A CEI também deliberou que as sessões vão ser transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Rondonópolis, como forma de garantir a transparência dos trabalhos. Também será permitida a participação da imprensa na sala anexa ao plenário onde será realizada a oitiva, porém a participação popular no plenário estará vedada.
“Essa é uma medida que atende ao clamor da população. Queremos mostrar que a CEI está trabalhando com seriedade, responsabilidade e compromisso com a verdade, e que não estamos aqui para esconder ou proteger ninguém. É um trabalho sério com pessoas responsáveis e que sabem da importância da Santa Casa e que querem trazer informações que colaborem para o bom funcionamento da Casa. Então, diante disso, nós estaremos fazendo as transmissões ao vivo pelos nossos canais e dando também sequência aos trabalhos da comissão, finalizou o presidente da CEI Ibrahim Zaher.