Aproximadamente 160 quilos de droga foram incinerados pela Polícia Civil, nesta terça-feira (05.12), em Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá). A ação foi realizada em parceria com o Ministério Público Estadual e Vigilância Sanitária Municipal.
O carregamento de entorpecentes, entre maconha, cocaína e crack, foi destruído em uma empresa do ramo de madeireira na região, após autorização judicial.
O ato de incineração, conforme a Lei 11.343/06, tem como objetivo evitar o acúmulo de substâncias apreendidas ao longo do ano na Delegacia de Polícia, bem como proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e adequado para os servidores.
O delegado de Confresa, Victor Oliveira, destacou a importância da medida de queima de drogas, visando principalmente manter a integridade e a eficiência dos trabalhos policiais.
“A incineração é uma etapa fundamental no processo de combate ao tráfico e consumo de entorpecentes. Além disso, a eliminação dessas substâncias contribui para a redução de riscos dentro das instalações policiais, onde a manutenção de grande quantidade de entorpecentes apreendidas poderia ser contraindicada”, pontou Victor Oliveira.
Neste ano de 2023, a Delegacia de Confresa em conjunto com o Ministério Público e a Vigilância Sanitária já incineraram cerca de 940 quilos de drogas, totalizando quase uma tonelada de apreensão na região.