fbpx
  • 1 de janeiro de 2025 10:01 10:37

Colisão de avião na Coreia do Sul deixa ao menos 177 mortos, segundo agência de notícias

Colisão de avião na Coreia do Sul deixa ao menos 177 mortos, segundo agência de notícias 1

Um jato da JejuAir, com 181 pessoas a bordo, bateu contra um muro no Aeroporto Internacional de Muan e deixou ao menos 177 mortos neste domingo (29). Duas pessoas continuam desaparecidas, e dois tripulantes — um homem e uma mulher — foram resgatados com vida, segundo a Yonhap, agência estatal de notícias da Coreia do Sul.

Por volta das 9h do domingo (29) no horário local, 21h de sábado pelo horário de Brasília, a aeronave, que fazia o voo 7C 2216 e partiu de Bangkok, na Tailândia, com 175 passageiros e seis tripulantes, saiu da pista ao pousar. O avião derrapou ao tocar o chão, sem o trem de pouso acionado, e colidiu contra um muro de concreto antes de explodir (assista abaixo).

A JejuAir é uma companhia aérea de baixo custo da Coreia do Sul. Entre as possíveis causas apontadas para a falha no trem de pouso do Boeing 737-800 é a colisão com pássaros.

O Ministério dos Transportes informou que a torre de controle do aeroporto registrou uma colisão com aves seis minutos antes do acidente. Logo na sequência, poucos minutos antes da tragédia, o comandante do jato da JejuAir acionou o protocolo de mayday, uma declaração de emergência para aeronaves, relatou o ministério.

Testemunhas relataram ter visto chamas no motor do jato e ouvido o barulho de explosões.

Yoo Jae-yong, 41, que estava próximo do aeroporto, afirmou ter visto uma faísca na asa direita do avião antes da queda. “Eu estava contando para a minha família que havia um problema com o avião quando ouvi uma grande explosão”, disse em entrevista à agência de notícias coreana.

As caixas-pretas da aeronave foi resgatada e já está com o Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação e Ferrovias, do Ministério de Transportes sul-coreano. Nos dispositivos, ficam registrados os dados de voo do avião e o gravador de voz da cabine.

O desastre aéreo de Muan é o terceiro acidente de aviação mais mortal da história da Coreia do Sul. Em 1983, um caça soviético abateu um voo da Korean Air que havia se desviado para o espaço aéreo russo, matando todos os 269 a bordo. Em 1997, uma aeronave da Korean Air caiu em Guam e deixou 225 mortos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.