Militares do Grupo de Apoio (GAP prenderam, na noite desta sexta-feira (25), por tráfico de drogas, um indivíduo e apreenderam grande quantidade de entorpecentes. A ação dos policiais ocorreu na Rua Cuiabá, na região central de Rondonópolis-MT. O traficante já possui várias passagens por diversos crimes.
Os agentes relataram, por meio do Boletim de Ocorrência (BO), que uma guarnição havia recebido informações de que, no endereço mencionado, próximo a um bambuzal às margens do Rio Vermelho, um indivíduo estaria realizando o comércio de entorpecentes livremente e que essa situação ocorria diuturnamente nas imediações.
Assim, a equipe se deslocou até o local para verificar a situação. Quando o suspeito percebeu a aproximação dos PMs, correu pelo matagal com algo em mãos, tentando se esconder no quintal de um morador. Na sequência, percebendo que estava cercado, jogou o que tinha em mãos no telhado da moradia e logo em seguida lançou o celular ao chão, quebrando-o totalmente — prática comum entre indivíduos pertencentes a facções criminosas.
Nesse momento, os militares deram ordens ao cidadão para colocar as mãos na cabeça e se entregar; entretanto, tal aviso foi ignorado, sendo necessário que os policiais o contivessem jogando-o ao chão. Mesmo assim, ele continuou a resistir; no entanto, foi contido e algemado.
Posteriormente, durante a revista pessoal, os agentes localizaram no bolso do shorts do detido a quantia de R$ 312,00 (trezentos e doze reais) em dinheiro, entre notas de 50, 20, 10 e 2 reais. Esse dinheiro proveniente da venda de drogas até aquele momento. Ato contínuo, a guarnição conseguiu localizar o objeto anteriormente jogado pelo suspeito no telhado da residência: tratava-se de uma embalagem zip lock contendo em seu interior 228 porções de substância análoga à pasta base de cocaína, devidamente preparadas para a venda. Essas porções estavam divididas entre 27 invólucros azuis contendo substância análoga à pasta base de cocaína, 55 invólucros brancos aparentando ser pasta base de cocaína e 146 pedras soltas da mesma substância.
Em varredura pelas adjacências onde o conduzido fora detido, a equipe localizou os demais apetrechos utilizados para preparar o entorpecente para a venda: uma balança de precisão, giletes, três facas de serra e sacolas de lixo para embalar.
Percebe-se através das diversas passagens criminais e da conduta do criminoso — ao quebrar o celular e resistir à prisão — além de toda a materialidade apreendida que ele não apenas é integrante de uma facção criminosa como também se dedica à prática de atividades criminosas.
Diante do exposto, o marginal recebeu voz de prisão e foi posteriormente encaminhado à delegacia da Polícia Civil para a formalização do flagrante e demais providências cabíveis.
Passagens Criminais:
– 2013: outros
– 2016: corrupção de menor
– 2018: tráfico de entorpecentes – porte de arma
– 2022: direção perigosa