Cinco delegados de polícia de Mato Grosso, entre eles o organizador da obra, estão entre os coautores do livro “Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária – Volume 2”, que será lançando no segunda quinzena de julho, trazendo temas contemporâneos e poucos explorados doutrinariamente sobre a atividade policial.
A publicação lançada pela editora Umanos traz a apresentação de um projeto ampliado com o ingresso de novos integrantes e uma nova formatação sempre buscando a melhoria e novos pontos de vistas de assuntos policiais criminais e correlatos contemporâneos de profundidade vertical e horizontal.
No livro também são abordados temas atuais como: Investigações Criminais Tecnológicas Aplicadas no Enfrentamento da Corrupção e correlatos; Enfrentamento às organizações criminosas – o acordo de colaboração premiada depois do Pacote Anticrime; A (in)aplicabilidade do Princípio da Insignificância aplicado pelo Delegado de Polícia; Infiltração Policial Digital; Infiltração Policial Virtual, limites e aplicação; A criminologia aplicada a Investigação Criminal; Criptoativos e Investigação Criminal, entre diversos outros assuntos relacionados à atuação da Polícia e à investigação criminal.Vinte e um delegados da Polícia Judiciária Civil dos estados de Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Amapá, Maranhão e da Polícia Federal contribuíram para a construção da obra, que além dos temas já abordados no volume 1, traz assuntos da atualidade como “COVID-19 com as repercussões criminais e atividade de Polícia Judiciária”
Entre as autoridades policiais atuantes em Mato Grosso que subescreveram a obra estão os delegados Bruno Lima Barcelos, Cláudio Álvares Sant’Ana, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, Marcel Oliveira, e Joaquim Leitão Júnior, atual assessor institucional da Polícia Civil-MT e também responsável pela organização da livro.
O livro está disponível para pré-venda através do link: https://umanoseditora.com.br/produto/tratado-contemporaneo-de-policia-judiciaria-vol-2/
Os autores
• Bruno Lima Barcelos – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Diretor Adjunto da Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Graduado em Direito, com especialização em Direito Processual, em Direito Penal e Processual Penal, e em Inteligência Competitiva e Desenvolvimento Regional. Mestrando na Universidade Lusófona do Porto, Portugal. Foi um dos criadores dos projetos de acolhimento junto às delegacias de polícia de Chapada dos Guimarães (violência doméstica contra a mulher) e DEA – VG (adolescentes em conflito com a lei). Professor das disciplinas de Direito Penal, Processual Penal e Direito Constitucional, ministrou cursos de destaque como na Formação de Policiais Civis (Acadepol), Formação de Praça e Sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso (Cefap) e Curso de Pós-graduação para assistentes sociais (Poliensino). Atuou como coordenador dos cursos preparatórios para a carreira policial e curso preparatório para a concurso público da Magistratura mato-grossense (Poliensino/Polieduca Brasil e Escola da Magistratura Mato-grossense – Emam).
• Cláudio Álvares Sant’Ana – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Titular da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande-MT. Graduado em Direito, com especialização em Ciências Criminais e em Segurança Pública.
• Guilherme Berto Nascimento Fachinelli – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Lotado na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. Graduado em Direito, especialista em direito público com ênfase no magistério superior. Professor da Academia de Polícia de Mato Grosso (Acadepol) e do curso preparatório para concursos na Escola da Magistratura de Mato Grosso (Emam).
• Joaquim Leitão Júnior – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Atualmente assessor institucional da Polícia civil. Graduado em Direito, pós-graduado em Ciências Penais e em Gestão Municipal. Realizou curso de Extensão de Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas, pela USP. Atua como professor de cursos preparatórios para concursos públicos. Ex-assessor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Colunista do site Justiça e Polícia, coautor de obra jurídica e autor de artigos jurídicos. Coautor e organizador da obra.
• Marcel Gomes de Oliveira – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Lotado na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP. Formado em Direito, com especialização em Direito do Estado e em Metodologia do Ensino Superior. Atuou como Advogado e consultor jurídico, possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Direito Processual Penal. Professor de cursos preparatórios para concursos públicos e professor da Academia de Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso (AcadepolMT). Já ministrou aulas de Criminologia, Ética, Direitos Humanos e Cidadania do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia; professor universitário nas disciplinas de Direito Penal, Legislação Penal Especial, Medicina Legal e Direito Processual Penal nas Faculdades Dois de Julho e no Centro Universitário da Bahia (Estácio de Sá).