fbpx
  • 20 de setembro de 2024 02:09 02:58

Delegados de MT são coautores de segundo volume de livro com temas contemporâneos da Polícia Judiciária

Delegados de MT são coautores de segundo volume de livro com temas contemporâneos da Polícia Judiciária 1Capa do livro da Polícia Civil - Foto: PJC

Cinco delegados de polícia de Mato Grosso, entre eles o organizador da obra, estão entre os coautores do livro “Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária – Volume 2”, que será lançando no segunda quinzena de julho, trazendo  temas contemporâneos e poucos explorados doutrinariamente sobre a atividade policial.

A publicação lançada pela editora Umanos  traz a apresentação de um projeto ampliado com o ingresso de novos integrantes e uma nova formatação sempre buscando a melhoria e novos pontos de vistas de assuntos policiais criminais e correlatos contemporâneos de profundidade vertical e horizontal.

No livro também são abordados temas atuais como: Investigações Criminais Tecnológicas Aplicadas no Enfrentamento da Corrupção e correlatos; Enfrentamento às organizações criminosas – o acordo de colaboração premiada depois do Pacote Anticrime; A (in)aplicabilidade do Princípio da Insignificância aplicado pelo Delegado de Polícia; Infiltração Policial Digital; Infiltração Policial Virtual, limites e aplicação; A criminologia aplicada a Investigação Criminal; Criptoativos e Investigação Criminal, entre diversos outros assuntos relacionados à atuação da Polícia e à investigação criminal.Vinte e um delegados da Polícia Judiciária Civil dos estados de Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Amapá, Maranhão e da Polícia Federal contribuíram para a construção da obra, que além dos temas já abordados no volume 1, traz assuntos da atualidade como “COVID-19 com as repercussões criminais e atividade de Polícia Judiciária”

Entre as autoridades policiais atuantes em Mato Grosso que subescreveram a obra estão os delegados Bruno Lima Barcelos, Cláudio Álvares Sant’Ana, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, Marcel Oliveira, e Joaquim Leitão Júnior, atual assessor institucional da Polícia Civil-MT e também responsável pela organização da livro.

O livro está disponível para pré-venda através do link: https://umanoseditora.com.br/produto/tratado-contemporaneo-de-policia-judiciaria-vol-2/

Os autores

• Bruno Lima Barcelos – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Diretor Adjunto da Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Graduado em Direito, com especialização em Direito Processual, em Direito Penal e Processual Penal, e em Inteligência Competitiva e Desenvolvimento Regional. Mestrando na Universidade Lusófona do Porto, Portugal. Foi um dos criadores dos projetos de acolhimento junto às delegacias de polícia de Chapada dos Guimarães (violência doméstica contra a mulher) e DEA – VG (adolescentes em conflito com a lei). Professor das disciplinas de Direito Penal, Processual Penal e Direito Constitucional, ministrou cursos de destaque como na Formação de Policiais Civis (Acadepol), Formação de Praça e Sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso (Cefap) e Curso de Pós-graduação para assistentes sociais (Poliensino). Atuou como coordenador dos cursos preparatórios para a carreira policial e curso preparatório para a concurso público da Magistratura mato-grossense (Poliensino/Polieduca Brasil e Escola da Magistratura Mato-grossense – Emam).

• Cláudio Álvares Sant’Ana – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Titular da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande-MT. Graduado em Direito, com especialização em Ciências Criminais e em Segurança Pública.

• Guilherme Berto Nascimento Fachinelli – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Lotado na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. Graduado em Direito, especialista em direito público com ênfase no magistério superior. Professor da Academia de Polícia de Mato Grosso (Acadepol) e do curso preparatório para concursos na Escola da Magistratura de Mato Grosso (Emam).

 Joaquim Leitão Júnior – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Atualmente assessor institucional da Polícia civil. Graduado em Direito, pós-graduado em Ciências Penais e em Gestão Municipal. Realizou curso de Extensão de Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas, pela USP. Atua como professor de cursos preparatórios para concursos públicos. Ex-assessor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Colunista do site Justiça e Polícia, coautor de obra jurídica e autor de artigos jurídicos. Coautor e organizador da obra.

• Marcel Gomes de Oliveira – Delegado de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Lotado na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP. Formado em Direito, com especialização em Direito do Estado e em Metodologia do Ensino Superior. Atuou como Advogado e consultor jurídico, possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Direito Processual Penal. Professor de cursos preparatórios para concursos públicos e professor da Academia de Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso (AcadepolMT). Já ministrou aulas de Criminologia, Ética, Direitos Humanos e Cidadania do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia; professor universitário nas disciplinas de Direito Penal, Legislação Penal Especial, Medicina Legal e Direito Processual Penal nas Faculdades Dois de Julho e no Centro Universitário da Bahia (Estácio de Sá).