A Polícia Judiciária Civil por intermédio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos/DERF de Rondonópolis cumpriu na manhã desta quinta-feira (dia 25.06) mandados de busca e apreensão e prisão contra suspeito de praticar diversos crimes de estelionato no estado de Mato Grosso.
As investigações iniciaram-se no ano de 2019 após o registros de diversos boletins de ocorrência nas cidades de Rondonópolis-MT, Paranatinga-MT, Novo São Joaquim-MT, Itiquira-MT, Jaciara-MT e Guiratinga-MT, em que as vítimas narraram que tiveram seus nomes negativados pelos serviços de proteção ao crédito SPC/SERASA por estarem inadimplentes em contratos de empréstimos bancários em que figurarem como avalistas, mas que nunca contrataram e/ou deram anuência para as operações
Pelo apurado entre os anos de 2018 e 2019 o indiciado ROGERIO DIEGO ARAUJO MANTOVANI, dizendo-se representante de empresa de planos de assistência médica “ECONOMY BRASIL”, negociou planos de assistência em saúde para diversas pessoas no estado de Mato Grosso, oportunidade em que recolhia assinaturas eletrônicas e cópias dos documentos pessoais das vítimas para formalização dos contratos, pontuou o delegado Santiago Sanches.
De posse destes documentos e assinaturas eletrônicas digitalizadas o indiciado contratava empréstimos bancários em seu nome e de pessoas jurídicas de sua propriedade, utilizando os dados dos clientes que havia negociado o plano de assistência médica como avalistas dos empréstimos, sem o conhecimento e/ou anuências destes. Após a inadimplência dos pagamentos a instituição bancárias começaram a cobrança e negativação dos avalistas/vítimas, oportunidade em que estes descobriram que foram vítimas do crime de estelionato.
Estima-se que o golpe tenha movimentado aproximadamente Trezentos Mil reais em 02 anos, com 17 (dezessete) vítimas já identificadas na cidade de Rondonópolis-MT e pelo menos 10 (dez) nas cidades de Paranatinga-MT, Novo São Joaquim-MT, Itiquira-MT, Jaciara-MT e Guiratinga-MT.
Diante da gravidade dos fatos, grande número de vítimas, pelo indiciado já responder a outros Inquéritos Policiais pelo crime de estelionato e pelo fundados risco de reiteração da atividade criminosa a Polícia Civil representou pela prisão preventiva e mandados de busca e apreensão nos endereços do suspeito, sendo os pedidos deferidos pelo juízo da terceira vara criminal de Rondonópolis-MT. Nos locais foram apreendidos diversos documentos, R$ 3 mil reais em dinheiro, computadores e outros que reforçam a linha investigatória que já vinha sendo desenvolvida pela DERF.
As investigações seguem em estágio avançado e devem ser concluídas nos próximos 10 (dez) dias. A Polícia Civil solicita que caso alguma vítima ainda não tenha registrado boletim de ocorrência que procure a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos/DERF de Rondonópolis-MT.