Um avião monomotor, modelo Piper Cherokee Six, que desapareceu na manhã desta quarta-feira (2), após decolar do aeroporto de Primavera do Leste-MT, teve os possiveis destroços encontrado pela equipe de Busca e Salvamento da FAB, que destacou uma aeronave SC-105 Amazonas para realizar as buscas. Os destroços do aparelho monomotor foram avistados na localidade conhecida como Morro do Gavião, nas proximidades da Rodovia do Peixe, região rural de Rondonópolis-MT.
Conforme relatos do proprietário do avião, repassados via aplicativo de mensagens, o piloto deveria ter decolado de Primavera do Leste-MT antes das seis da manhã para buscá-lo em Rondonópolis, onde ele iria para suas propriedades rurais; entretanto, devido ao mau tempo, só levantou voo por volta das oito horas. Após isso, ele ficou esperando e o seu veículo aéreo não apareceu.
Ainda segundo o empresário, devido à demora, foi tentado contato com o comandante da aeronave, mas não houve êxito em contatá-lo. A partir daí, os órgãos de segurança foram comunicados sobre o desaparecimento do avião.
O empresário enfatizou no áudio que houve boatos via aplicativos de mensagens de que ele ou seu filho estavam a bordo. Essas informações foram desmentidas por ele. O dono da aeronave externou sua preocupação com o piloto e espera que ele seja encontrado com vida.
No final da tarde, os possíveis destroços do monomotor foram encontrados por uma equipe da FAB. Guarnições do Corpo de Bombeiros foram informadas sobre a situação e se deslocaram para o local e iniciaram os trabalhos em terra no meio da mata para tentar chegar ao ponto exato indicado.
O capitão Roberto, do 3º BBM, relatou que “informações mais precisas sobre o paradeiro da aeronave chegaram apenas no fim da tarde, dando conta de destroços em área de difícil acesso. Os bombeiros militares começaram as buscas por volta das 17h para chegar ao ponto orientado pelas coordenadas. As dificuldades de acesso aliadas ao período noturno tornam o percurso lento e perigoso; porém, as buscas só terminam quando for possível acessar o ponto exato onde foram avistados os destroços”, disse o militar.
Estão empenhados na missão três viaturas e oito militares, incluindo o comandante do Batalhão, tenente-coronel Guimarães, e pilotos de um aeroclube. Uma aeronave do CIOPAER foi requisitada para apoiar as equipes de solo.
Ainda não foi confirmado se o piloto saiu com vida ou se não sobreviveu à queda. Os órgãos competentes em aviação irão investigar o ocorrido.