fbpx
  • 18 de setembro de 2024 09:09 21:28

Detran-MT começa a instalar câmeras do Programa Vigia Mais MT

Detran-MT começa a instalar câmeras do Programa Vigia Mais MT 1

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) começou, nesta segunda-feira (09.09), a instalar as 752 câmeras do Vigia Mais MT que recebeu da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).  A primeira unidade a ser beneficiada pelo programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso é a sede do órgão no Estado, localizada em Cuiabá.

Na Capital, cerca de 100 câmeras serão instaladas. Os equipamentos estão sendo colocados em pontos estratégicos para a segurança, como os espaços de maior circulação de pessoas e de permanência de bens móveis e imóveis.  As outras 652 câmeras serão divididas para instalação nas 64 Ciretrans e nos 16 núcleos do interior do Estado.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, disse que objetivo da adesão ao programa Vigia Mais tem como objetivo principal a garantia da segurança dos servidores e todos aqueles que acessam o órgão.

“Com essa parceria realizaremos o monitoramento de todas as unidades do Detran-MT, tanto na Capital quanto no interior do Estado, promovendo uma melhoria significativa na segurança dos servidores públicos, do patrimônio público e também dos cidadãos que buscam atendimento em nossas unidades”, afirma o presidente.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, disse que não há dúvida de que o Detran, assim como já comprovaram outros órgãos públicos, terá muitos benefícios com a instalação das câmeras do Vigia.

“Além de intimidar práticas criminosas e aumentar a sensação de segurança entre as pessoas, as imagens captadas podem ajudar na comprovação e esclarecimentos de crimes”, assinala Roveri.

O Vigia Mais MT entregou ao Detran câmeras nos modelos speed domes, que permitem o giro de 360º; OCRs, que realizam a leitura de placas de veículos e analisam caracteres; e fixas com alcance de até 200 metros.

Vigia Mais MT 

O programa Vigia Mais está previsto na lei n° 11.766/2022, aprovada como proposta de melhorar a segurança pública no estado de Mato Grosso otimizando as ações das forças policiais, a partir da instalação de dispositivos de tecnologias de videomonitoramento em áreas de interesse público do estado.