fbpx
  • 20 de setembro de 2024 10:09 22:51

Duas ações distintas da PRF em Rondonópolis resultam na prisão de três pessoas e na apreensão de quase 40 Kg de entorpecentes

Duas ações distintas da PRF em Rondonópolis resultam na prisão de três pessoas e na apreensão de quase 40 Kg de entorpecentes 1Apreensões de entorpecentes na BR 364 em Rondonópolis - Foto : PRF-MT

Apreensões de entorpecentes na BR 364 em Rondonópolis – Foto : PRF-MT

Duas ações sequenciais de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre as 23hs de segunda-feira (19) e 01hr da manhã desta terça-feira (20), resultou na apreensão de cerca de 39 Kg de entorpecentes e na prisão de três suspeitos de tráfico de drogas, no posto 201, Km 211, na BR 364, no município de Rondonópolis MT.

PRIMEIRA AÇÃO

Os federais faziam fiscalização de trânsito no km 211 da BR 364, no município de Rondonópolis-MT, quando deram ordem de parada ao veículo Toyota Hilux, cor preta, pois notaram que o mesmo se encontrava com película (insufilm) demasiadamente escura, configurando infração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conforme os PRFs, assim que o veículo parou, foram o solicitados os documentos de porte obrigatório, tal como CNH do motorista, onde foi apresentado pelo homem uma carteira de condutor estrangeira, não sendo a mesma válida, pois  já se encontrava no país há mais de 180 dias, conforme resolução de Nº 933/2022 do CONTRAN. Desse modo, o veículo foi retido para que se apresentasse condutor devidamente habilitado.

Ainda segundo os policiais, assim que deram ciência ao motorista e a mulher que era passageira, que o veículo seria retido até a apresentação de uma pessoa com habilitação legal, iniciaram uma entrevista com ambos, onde foi notado que eles apresentavam respostas contraditórias,  gerando uma fundada suspeita, que fez com que os policiais realizassem uma revista veicular.

Duas ações distintas da PRF em Rondonópolis resultam na prisão de três pessoas e na apreensão de quase 40 Kg de entorpecentes 2
Droga apreendida no pneu da caminhonete – Foto : PRF-MT

Durante a busca na caminhonete, a equipe percebeu peso excessivo no pneu sobressalente do veículo, motivo pelo qual decidiu realizar busca mais detalhada, abrindo o pneu. Ao verificar o equipamento, foram encontrados 23 tabletes contendo substância com característica física e odor semelhante à pasta base de cocaína. Para confirmação preliminar, foi realizado o teste de SCOTT (tiocianato de cobalto), tendo como resultado uma coloração azul, sendo o resultado preliminar positivo para a droga citada. O casal recebeu voz de prisão e logo após encaminhadao para a delegacia.

SEGUNDA AÇÃO

Já a segunda apreensão seguida de uma prisão, se deu por volta das 01hr desta terça-feira, no km 211.0 da BR 364, no município de Rondonópolis/MT, quando os policiais federais, deram ordem de parada ao veículo Scania/Mpolo Paradiso, cor cinza e placa  de transporte interestadual de passageiro, linha Porto Velho/RO x Goiânia/GO.

Conforme a guarnição policial, assim que o ônibus parou, iniciaram uma conversar com os passageiros, onde perceberam que o, ocupante da poltrona 24, estava bastante nervoso com a fiscalização, além de não saber responder com coerência para onde estava indo e de onde vinha ou o motivo da viagem. Afirmou apenas que estava indo visitar o pai, mas não sabia informar o endereço e depois afirmou que não tinha pai.

Diante das respostas contraditórias, os agentes pediram ao passageiro que apresentasse seus documentos juntamente com sua passagem, tendo este apresentado uma Carteira de Trabalho e uma passagem da poltrona 03 (divergente da poltrona em que estava sentado). Diante da suspeita causada pelo nervosismo do passageiro, em conjunto com a contradição nas informações apresentadas, a equipe solicitou ao Sr.  que abrisse a mala de viagem que portava no compartimento inferior do veículo. Ao abrir a referida mala, foi possível visualizar dois travesseiros com embalagens lacradas, contendo uma substância aparentando ser entorpecente. Indagado sobre o conteúdo, o passageiro informou que havia recebido a mala na rodoviária de Rio Branco/AC e levaria para Goiânia/GO, onde receberia o pagamento de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pelo serviço. Declarou ainda ser usuário de maconha e pertencer à facção Comando Vermelho, possuindo o vulgo (epiteto) de “Arsenal”, motivo pelo qual já possui processo perante o Poder Judiciário.

Duas ações distintas da PRF em Rondonópolis resultam na prisão de três pessoas e na apreensão de quase 40 Kg de entorpecentes 3
Mala com entorpecente encontrada no ônibus – Foto : PRF-MT

Devido a confissão do suspeito e o entorpecente encontrado a equipe policial deu voz de prisão ao mesmo, por ter cometido, a princípio, o crime de tráfico de drogas e posteriormente o conduzindo para à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Rondonópolis para os procedimentos legais.