Uma ação de policiais militares do 5º BPM, do 4º CR, na noite desta quinta-feira (29), resultou na prisão de cinco suspeitos, sendo um deles baleado e socorrido a uma unidade hospitalar. O fato ocorreu nas proximidades do Anel Viário Conrado Sales Brito, no bairro Residencial Parque dos Lírios, em Rondonópolis, estado de Mato Grosso. Um sexto suspeito conseguiu fugir.
Dados constantes no Boletim de Ocorrência (BO) apontam que uma guarnição realizava patrulhamento ostensivo no endereço mencionado quando visualizou um veículo Fiat Fiorino de cor branca trafegando em alta velocidade pelas ruas do residencial. Foi então que os PMs iniciaram o acompanhamento na tentativa de realizar a abordagem; no entanto, as ordens emanadas não foram obedecidas pelo condutor do veículo, que fugiu em velocidade acima da permitida para o local, desrespeitando as sinalizações de trânsito e realizando manobras evasivas para se desvencilhar dos militares. Em determinado momento, o motorista freou bruscamente o veículo, quase atingindo a viatura policial. Nesse instante, a viatura ultrapassou o utilitário, e o condutor tentou evadir-se realizando uma manobra de marcha ré; entretanto, o veículo “afogou”.
Ainda segundo a PM, assim que o Fiorino desligou, o motorista abriu a porta com uma arma em punho, apontando-a em direção à guarnição. Para evitar a injusta agressão e prevenir riscos à vida pessoal e de terceiros, foram efetuados dois disparos de arma de fogo; um dos tiros atingiu o carro e, na sequência, o ombro de um dos suspeitos que estava no interior do veículo. Em seguida, o indivíduo que era o condutor do Fiat, armado, empreendeu fuga a pé pelo matagal em direção à antiga Santana Têxtil, não sendo possível o acompanhamento devido aos demais suspeitos que estavam no utilitário. Foi realizada a abordagem e busca pessoal com todos os suspeitos ao solo e acionado apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestar atendimento médico ao alvejado.
Com a chegada de equipes policiais de outras áreas, foram realizadas diligências na tentativa de localizar o marginal que havia fugido; porém sem êxito. A polícia informou ainda que, durante a revista no Fiat Fiorino, foram localizadas diversas ferramentas das quais os abordados não souberam informar a finalidade, além de uma porção de substância esverdeada aparentando ser maconha, uma caixa de som e R$ 34,00 em dinheiro. Diante dos fatos, foi acionada a perícia técnica no local. O ferido foi encaminhado ao Hospital Regional, onde permanece sob os cuidados da Polícia Militar, enquanto os demais suspeitos foram encaminhados à 1ª DP para as providências cabíveis.
A Polícia Militar ressaltou que, na busca no sistema, verificou-se que dois conduzidos possuem uma vasta ficha criminal, com a maioria das passagens relacionadas a furto/furto qualificado e tráfico de entorpecentes. Um deles faz uso de tornozeleira eletrônica.