A ação que culminou na morte dos criminosos teve início após crimes praticados por vários suspeitos na região da cidade de Poxoréu, onde veículo foi roubado e residência invadida.
Conforme informações da polícia, os levantamentos feitos pela inteligência policial indicam que aproximadamente 7 criminosos participaram dos roubos, sendo três diretamente envolvidos e quatro dando apoio.
Ainda segundo a Polícia, dos sete envolvidos, dois foram presos e cinco morreram em confrontos com as forças de segurança.
No total, foram cerca de seis dias de trabalho, onde os policiais não mediram esforços para capturar os infratores. Entretanto, estes não facilitaram e optaram pelo confronto.
O comandante da 14ª Companhia Independente de Força Tática (CIPM) do 4ª CR, relatou que “na noite deste sábado (04), os policiais receberam denúncias de que os procurados estavam a caminho de Rondonópolis. Diante disso, realizaram barreiras com o intuito de prender os criminosos. Já na manhã deste domingo, os policiais se depararam com eles em uma mata. Armados, eles não quiseram se entregar e acabaram sendo alvejados. Foram socorridos, mas não resistiram e faleceram”, pontuou o comandante Gleber Candido Moreno.
“Não temos interesse em trocar tiros com ninguém, mas se optarem pelo confronto, não serão nossos policiais que sairão prejudicados. Aqui na região Sul do 4° Comando Regional, não há espaço para quem vive à margem da lei”, enfatizou o tenente-coronel Candido.
A polícia ressaltou ainda que os dois criminosos mortos no confronto deste domingo (05) eram de extrema periculosidade e tinham algumas passagens criminais, sendo procurados por crimes de homicídio em Rondonópolis.
Durante todo o trabalho das forças de segurança, que contou com a participação de policiais militares da Força Tática de Rondonópolis, Primavera do Leste e do destacamento de Poxoréu, além do Ciopaer e do 11º Comando Regional, foram apreendidas armas de fogo e drogas. Além disso, um carro Fiat Uno foi apreendido e um Jeep Compass produto de roubo foi recuperado.
O primeiro confronto ocorreu na manhã de terça-feira (30), onde um suspeito de participação nos crimes em Poxoréu, que estava em um Fiat Uno branco, não obedeceu imediatamente à ordem de parada. Ao parar o veículo, desceu armado e disparou contra a equipe policial. Em resposta à agressão injusta, os policiais revidaram atingindo e neutralizando o suspeito. Após cessarem os tiros, os policiais acionaram os paramédicos do Samu, que constataram o óbito do homem.
Na manhã de quarta-feira (01), outros dois suspeitos também morreram ao entrarem em confronto com policiais da Força Tática de Rondonópolis. A ação ocorreu quando os suspeitos em um Toyota Corolla preto avistaram um bloqueio na MT-383 e tentaram fugir em alta velocidade. No entanto, ao tentarem retornar no fluxo contrário para evitar o bloqueio policial, perderam o controle e chocaram-se contra um barranco às margens da estrada.
Após o acidente, dois homens que estavam no interior do Corolla desembarcaram e fugiram a pé para dentro de uma mata conhecida como Grotão. Ao dispararem contra os agentes policiais que perseguiram-los, estes revidaram a agressão alvejando os dois suspeitos. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e faleceram.