A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta quarta-feira (21) em abordagens distintas, cerca de 493 tabletes de entorpecentes, entre maconha e cloridrato de cocaína, na BR 364, no KM 48.0, no município de Alto Garças MT. Três pessoas foram presas.
A primeira ação dos federais se deu por volta de 12 horas, onde a equipe encontrava-se no endereço acima mencionado, quando deu ordem de parada a um caminhão Volvo, Iniciando a fiscalização de trânsito e durante a análise da documentação foi notado pelos policiais que o cumprimento da lei do descanso não foi respeitado, que havia uma lacuna nos discos-diagramas apresentados pelo condutor.
Os agentes indagaram o caminhoneiro sobre a irregularidade, onde o mesmo apresentou-se trêmulo e com dificuldades na fala, a ponto de não concluir a formação de suas frases. Motivados pelo nervosismo do suspeito, evidenciado pelas mãos trêmulas, respiração ofegante e dificuldade de responder as questões formuladas pelos PRF’s, os policias adentraram à cabine do caminhão para verificar possível presença de estimulantes (“rebites”) proibidos por lei.
Ao adentrarem à cabine, os policiais perceberam uma estrutura incomum no veículo, pois o forro deste estava fora do local e solto da parte traseira da cabine, onde comumente é fixado através de parafusos e travas. Ao deslocarem um pouco a forração, perceberam que havia, por trás, uma estrutura metálica anexada à cabine e que esta possuía uma chapa de ferro soldada, formando uma tampa.
Diante dos indícios, os policiais resolveram abrir a referida tampa de ferro e, após a retirada, foram visualizados diversos volumes de substância aparentando ser cloridrato de cocaína, totalizando 336 tabletes. Retirou-se então um dos tabletes e realizou-se o Teste de Scott (teste utilizado para detectar substâncias derivadas da cocaína por meio de uma reação química que envolve o composto chamado “tiocianato de cobalto”). Com esse teste preliminar, foi possível identificar a presença de cocaína na reação e confirmar a natureza do conteúdo.
Com base nos indícios, os policiais informaram os motivos e deram ordem de prisão ao condutor por ter cometido, a princípio, o crime de Tráfico de Drogas, sendo que este não esboçou nenhuma surpresa ao ser informado do conteúdo.
Na segunda ação, no mesmo local da primeira, já eram por volta das 17 horas, a equipe policial continuava os trabalhos de rotina, quando deram ordem de parada ao veículo VW / Novo Fox MB, cor preta e assim que o mesmo parou, foi iniciada a fiscalização de trânsito, onde foi solicitado o documento de identificação do condutor e da passageira e questionados origem e destino da viagem. Ao responder as perguntas, o condutor apresentou exacerbado nervosismo e se contradisse quando relatou vir de Alto Taquari/MT e posteriormente disse vir do Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo a polícia, ao darem continuidade a fiscalização de trânsito, foi solicitado que o condutor descesse do veículo a abrisse o compartimento de cargas (bagageiro) para conferência dos equipamentos obrigatórios (chave de roda, macaco e estepe). Ao abrir o compartimento de cargas, foram localizadas duas caixas, ocupando inclusive o local do estepe, com um forte odor de substância análoga a maconha no compartimento.
Diante da suspeita, o motorista foi questionado o que havia dentro das caixas, sendo confirmado por ele, que era maconha e que levaria de Campo Grande/MS para Cuiabá/MT. Nesse momento, após a equipe confirmar que se tratava da substância análoga a maconha, foi solicitado que a passageira saísse do veículo e foi dada voz de prisão para ambos os ocupantes pelo crime, a princípio, de tráfico de drogas. Ao continuar a busca veicular, foram localizadas mais duas caixas no interior do veículo com as mesmas características.
Posteriormente, o indivíduo afirmou que receberia a quantia de R$ 12.000,00 (doze mil reais) pelo transporte da substância e que pegou o material em Campo Grande/MS e quando chegasse em Cuiabá/MT uma pessoa ligaria para ele e combinaria a entrega. Dentro das quatro caixas localizadas foram encontrados 157 pacotes, totalizando, aproximadamente, 128 kg de substância análoga a maconha.
Nas duas ocorrências, os materiais apreendidos os veículos e os ocupantes, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Alto Garças para os prosseguimentos legais.