No dia 16 de maio, por volta das 08:00 horas da manhã, as equipes do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) e Grupo de Operação com Cães (GOC) da 2º Delegacia da PRF, localizada em Rondonópolis-MT, realizava policiamento próximo à divisa do estado do MATO GROSSO com estado do Goiás, na cidade de Alto Garças. Quando recebeu o chamado de outra equipe da PRF que havia resgatado um motorista de caminhão que vinha do estado de São Paulo e foi mantido em cárcere privado por ter sido vítima de um roubo na cidade de JATAÍ.
Os integrantes do grupo criminoso, tomaram o caminhão utilizando arma de fogo no momento em que a vítima parou em um posto para almoçar. Após dominarem o trabalhador, o amarraram e o agrediram por várias horas, enquanto os infratores realizavam o transbordo da carga (agrotóxico avaliado em aproximadamente 1 milhão de reais) para outro caminhão utilizado pelo mesmo bando e só liberando o motorista após 19 horas de cárcere com diversas escoriações e em estado de choque.
De imediato, a equipe do GPT iniciou diligências em toda região sul do estado do MT para localizar todos os criminosos envolvidos na ação. Menos de 8 horas após tomar ciência do ocorrido, por volta das 15:30 horas, a equipe do GPT conseguiu localizar parte dos integrantes do bando na cidade de Rondonópolis, os quais estavam em 2 caminhões: 1 (um) deles em um posto de combustível na BR 364 e o outro em um posto de combustível na BR 163.
A equipe realizou a abordagem simultânea dos 2 dois alvos, logrando êxito na apreensão de 2 envolvidos, 2 caminhões utilizados na ação delituosa, 3 aparelhos bloqueadores de sinal de rastreador veicular, conhecido vulgarmente como “jammer” e recuperou a carga de agrotóxico subtraída, avaliada em um milhão de reais. Resposta rápida e eficaz para tamanha barbárie!