Um confronto armado, na madrugada deste sábado (28), durante uma fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na morte de cinco suspeitos. O fato ocorreu na terra indígena Sararé, no município de Pontes e Lacerda, estado de Mato Grosso.
Segundo relatos da PRF, o confronto ocorreu com indivíduos intitulados como seguranças dos garimpeiros, que tentaram impedir, com o uso de armas de fogo, o trabalho de fiscalização dos agentes do IBAMA.
Ainda segundo a polícia, nenhum dos agentes, tanto da PRF quanto do IBAMA, ficou ferido. Os corpos dos suspeitos mortos foram retirados do local com o uso de uma aeronave e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Pontes e Lacerda-MT.
Na ação policial, foram apreendidos um fuzil, uma espingarda calibre 12, duas pistolas, um revólver e uma submetralhadora, além de munições e carregadores.
No local, os agentes destruíram 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, 25 acampamentos, cerca de 5 mil litros de combustível, vários motores e outros equipamentos que estavam sendo utilizados pelos garimpeiros.