O Flamengo perdeu uma excelente oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Mesmo atuando em casa, no Maracanã, o atual campeão não passou de um empate com o vice-lanterna Red Bull Bragantino, na noite desta quinta-feira (15) e, agora com 31 pontos, igualou Atlético-MG e Internacional, mas perde para os dois nos critérios de desempate.
Os gols do jogo foram marcados por Claudinho, uma pintura, para abrir o placar para os paulistas, e por Lincoln, que empatou para o Rubro-Negro.
Os dois times voltam a atuar pelo Brasileirão no próximo domingo. Enquanto o Flamengo faz um clássico nacional com o Corinthians, em São Paulo, o Bragantino recebe o Sport em Bragança Paulista.
Primeiro tempo morno
Como antecipado por Domènec Torrent, o fato de entrar em campo em um intervalo de 50h pela segunda vez fez o Flamengo atuar com sete mudanças em relação à vitória com o Goiás, na terça. Ainda assim, Isla e Everton Ribeiro, que estiveram em campo há dois dias pelas respectivas seleções, iniciaram a partida. Foi com os dois pela direita, inclusive, que o time mais produziu na etapa inicial, mas não chegou a ameaçar a meta defendida pelo goleiro Cleiton.
O Bragantino, mais descansado, porém com desfalques importantes, como Artur e Matheus Jesus, foi mais incisivo, especialmente nos 20 minutos iniciais. Claudinho obrigou Hugo a fazer uma boa defesa, enquanto o ponta Bruno Tubarão deu trabalho pela esquerda. O placar, contudo, seguiu zerado até o intervalo.
Golaço logo de cara
Com Vitinho no lugar de Pedro, o Flamengo viu o desafio aumentar logo aos 20 segundos da etapa final. Em jogada bem trabalhada, Ytalo acionou Claudinho: em velocidade e com categoria, o camisa 10 deixou Léo Pereira para trás e finalizou forte de pé esquerdo: 1 a 0 para o Red Bull Bragantino no Maracanã.
Empate… e só!
Em desvantagem, o time de Torrent passou a ocupar o campo de ataque, enquanto o Bragantino aguardava o apito final – nem mesmo os contragolpes foram explorados pela equipe de Maurício Barbieri na segunda etapa. O desgaste do Rubro-Negro era visível, mas a blitz acabou dando certo. Aos 24, com outros cinco companheiros dentro da área rival, Lincoln empatou após cruzamento de Isla.
Apesar da insistência do Flamengo – que terminou o jogo com quatro atacantes -, o Bragantino resistiu à pressão, e a rede não voltou a balançar no Maracanã.