A primeira turma do ano formada pelo projeto Flor do Cerrado em Rondonópolis concluiu na última sexta-feira (4) o curso de Ovos de Páscoa, no Jardim Atlântico. A iniciativa, encabeçada pelo deputado estadual Thiago Silva, teve sua grade de cursos ampliada e levada para outros municípios da região, oportunizando aprendizado, qualificação profissional, geração de emprego e renda para mulheres e homens mato-grossenses.
Focada na Páscoa, a oficina trouxe todos os ensinamentos básicos para o início da produção artesanal de ovos de chocolate, trufas e doces decorados especialmente para a data. Para muitos dos mais de 30 alunos da turma, um bom começo para iniciar um negócio.
É o caso de Berlinda Armando Sitoe. Nascida em Moçambique, ela mora há dois anos em Rondonópolis, ficou sabendo do projeto Flor do Cerrado e aproveitou a oportunidade. “Para mim, foi uma grande realização. Não é fácil fazer um curso desses lá no meu país. E, com certeza, eu vou levar essa experiência para lá, para a minha família”, diz. Agora formada, ela afirma que irá repassar os ensinamentos para a irmã, que ficou no país africano, onde já trabalha no ramo alimentício.

Do Amazonas, Valmerinda Cunha se mudou para Rondonópolis há cerca de três meses e também buscou uma vaga no projeto Flor do Cerrado. De aprendiz a aluna formada, já virou empreendedora. “Aqui mesmo no curso, quando acabou, eu já consegui uma sócia. Agora, juntas, vamos fazer as trufas e vender”, conta.
Oportunidade
Do início da preparação até a embalagem, passando por receitas de recheios, trufas e decoração, a oficina foi concluída semanas antes da Páscoa, época em que a venda dos ovos de chocolate tradicionais estará em alta, bem como os ovos de colher, que estão sempre na moda. Com os preços altos nas prateleiras dos supermercados, quem empreende e pensa em trabalhar por encomenda encontrou no Flor do Cerrado a qualificação necessária para fazer renda extra.
“Esse é o nosso objetivo: gerar mais renda e oportunidade para todas as famílias mato-grossenses. Muitos se formam no curso já com clientes para atender e encomendas para entregar, e o sentimento é o de estar, verdadeiramente podendo oferecer uma nova oportunidade de empreendedorismo e renda, de forma direta, na ponta”, argumenta o deputado estadual Thiago Silva, idealizador do projeto.
O projeto
O projeto Flor do Cerrado foi idealizado pelo deputado estadual Thiago Silva e sua esposa, Eliane Moreira. Desde a criação da iniciativa, mais de 3 mil mulheres e homens se formaram nos cursos de qualificação, visando à inserção no mercado de trabalho, ao desenvolvimento pessoal e ao empreendedorismo. Entre os cursos oferecidos estão: panificação, salgadeiro, curso de chocolate, tapeçaria, pintura em tecido, bordado e crochê, bordado em chinelo, entre outros.
Em 2025, o projeto Flor do Cerrado está pronto para se expandir pela região Sudeste do Estado. Além de Rondonópolis, novos polos já estão confirmados em Poxoréu, São José do Povo, Campo Verde, Guiratinga, Pedra Preta, Distrito de Boa Vista, Dom Aquino, Juscimeira, Jaciara e na comunidade do Vale Rico. “Neste ano, uma das missões do Flor do Cerrado é justamente atender toda a nossa região, capacitando homens e mulheres, promovendo a geração de renda ou simplesmente a melhoria na qualidade de vida. A gente sabe que muitos dos alunos buscam, além da qualificação, um momento de terapia e encontram no Flor do Cerrado”, finaliza Thiago.