Veja o video
Na tarde desta segunda feira (24), por volta das 13:30 horas o Corpo de Bombeiros foi acionado via WhatsApp para verificar um possível foco de incêndio em uma área próximo ao Encontro entre as águas do Rio Tadarimana e do Rio Vermelho.
O pedido foi reiterado quase imediatamente pela coordenadoria da Funai em Rondonópolis. Que a partir de áudios dos próprios indígenas confirmaram que o fogo se iniciou no interior da Reserva, próximo a aldeia Pigoparo.
Foi designado uma guarnição para o atendimento emergencial, e foi solicitado o reforço de outra equipe composta por Brigadistas e bombeiros, porém essa última teve um problema mecânico, necessitando retornar para a base.
O foco já havia se alastrado partindo do ponto de início, e saltado a única estrada que seria possível a realização de uma linha de aceiro, deslocando com muita intensidade em direção a aldeia Pobore, as margens do Rio Vermelho.
A velocidade e intensidade das chamas alertou quanto a necessidade de se proteger as casas da aldeia, o que foi feito durante a noite pelos indígenas com uma linha de aceiros em torno da mesma, e a utilização de fogo de encontro, visando afastar i risco de atingir as residências, quase todas de palha.
Durante a manhã de hoje, 25, o Corpo de Bombeiros deslocou duas GU para monitoramento do perímetro do fogo, que agora ameaça na retaguarda outra aldeia, conhecida como Praiao, que fica às margens do Rio Tadarimana.
Durante o dia de hoje será observado a necessidade de realização de medidas preventivas para proteção dessa aldeia, e um possível fogo de supressão partindo dessa aldeia. Estima-se que a área atingida até o momento corresponda de 20 a 30% da Área da Reserva. Segue foto e vídeo da área atingida.
VIDEO