Foto: Márcio Moura/Direto MT
A frente fria segue avançando pelo Centro-Sul e provoca temporais nesta quarta-feira (19) desde o Rio de Janeiro até Mato Grosso. Não se descarta o risco de transtornos associados a vendaval e granizo.
Rajadas de até 55 km/h podem ser registradas em São Paulo e na metade sul de Minas Gerais, e a chuva pode vir com volumes de até 45 milímetros.
Enquanto isso, mais uma frente fria passa pelo Rio Grande do Sul. O sistema mal deve provocar chuva, mas pode levar muitos ventos com rajadas de 65 a 80 km/h aos três estados da região Sul até o fim do dia.
Frente fria e o tempo no feriado de Tiradentes
Ao mesmo tempo em que essa frente fria passa pela costa, uma massa de ar seco e frio vai adentrando a região e o interior do continente. E será ela a responsável pela queda acentuada nas temperaturas durante o feriado de Tiradentes.
Há, inclusive, potencial para geada nas áreas altas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná no dia 21.
Essa geada será muito pontual e com baixa intensidade, mas a massa de ar frio vai se espalhar de forma abrangente pelo Centro-Sul até o fim de semana.
Na metade norte do Brasil, há previsão para altos acumulados desde Roraima até o oeste do Maranhão. Há risco risco de transtornos, já que os volumes de chuva podem ser de até 70 milímetros em 24 horas.