De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), os militares do GAP, em patrulhamento pelo bairro mencionado e já informados de que o indivíduo possuía um mandado de prisão em aberto, avistaram-no na porta de uma residência. Ao perceber a presença da equipe policial, ele jogou ao solo uma porção de substância análoga à maconha e adentrou a casa. Os policiais o acompanharam e o abordaram.
Assim que todos os protocolos de abordagem foram seguidos, os PMs realizaram a busca pessoal no suspeito; entretanto, nada foi encontrado com ele. Contudo, sobre uma geladeira velha, foi encontrado meio tablete de maconha, além de um recipiente plástico com vestígios da mesma substância e envelopes do tipo ziplock.

Após a descoberta do entorpecente, os agentes indagaram o abordado sobre a procedência do ilícito. Ele afirmou que a droga era dele e que pretendia vendê-la. Nesse momento, sua esposa interveio e tentou retirá-lo da custódia dos policiais, o que levou ao início de uma aglomeração na residência.
Diante da evolução da situação, foi requisitado o apoio de outras guarnições, que prontamente atenderam à solicitação e dispersaram a aglomeração, permitindo a continuidade da ocorrência. Após a detenção do suspeito e a confirmação do seu mandado de prisão por crime de homicídio ocorrido em 2004, sua companheira foi detida inicialmente por tráfico de drogas.

Com base em todo o flagrante, o casal recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo o material apreendido, para as providências cabíveis.