Policiais Militares do Grupo de Apoio (GAP), do 4º CR, prenderam na noite deste sábado (15) Helder Lopes Soares, de 23 anos, pelo crime de feminicídio, ocorrido na mesma noite na cidade de Várzea Grande. A ação dos militares, que teve o apoio da DHPP e da PRF, ocorreu na BR-364, próximo ao pedágio, em Rondonópolis-MT.
Dados contidos no Boletim de Ocorrência (BO) indicam que a equipe do GAP recebeu informações via Ciosp sobre um feminicídio na cidade de Várzea Grande e que a pessoa que teria cometido o crime estaria se deslocando para a cidade de Rondonópolis em um veículo Renault Sandero de cor prata.
Com base nas informações, os PMs deslocaram-se até a entrada da cidade, na região conhecida como Cabeceira do Almoço. No local, em dado momento, um veículo com as mesmas características repassadas, com dois ocupantes em seu interior, passou pelos policiais, que imediatamente realizaram o acompanhamento e efetuaram a abordagem pouco tempo depois.
Assim que se iniciou o protocolo de abordagem, os agentes realizaram busca pessoal e busca veicular, onde nada ilícito foi encontrado.
Ao identificarem os ocupantes do Sandero, os policiais notaram que um deles, identificado como Helder, seria o responsável pelo assassinato no bairro Cristo Rei, ocorrido ainda naquela noite e que o outro seria seu irmão, que dava apoio na fuga. A vítima do feminicídio foi identificada como Vitória Camily Carvalho Silva, de 22 anos, morta com quatro tiros dentro de uma residência em Várzea Grande.
Ao ser questionado, o irmão do suspeito relatou que Helder havia cometido o crime e lhe pedira ajuda para sair da cidade e que a arma utilizada para cometer o homicídio foi jogada no rio Cuiabá na ponte da Avenida Ciriaco Candia.
Helder afirmou ter cometido o crime em razão de um aborto tardio de sua namorada Vitória. Assim sendo, a equipe realizou a detenção dos dois abordados: Helder sob suspeita de homicídio e seu irmão por ter prestado apoio à fuga.

No local da prisão dos suspeitos, os militares do GAP receberam apoio da DHPP e também de policiais da PRF. Helder foi conduzido até a 1ª DP por investigadores da DHPP e seu irmão, que deu apoio na fuga, foi conduzido pelos PMs.