Cão farejador K9 Rango e a droga apreendida – Foto: PRF-MT
Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã d’esta quinta-feira (24) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), transportando cerca de 22 Kg de uma substância aparentando ser maconha, em um ônibus interestadual, na BR 364, no km 211, posto 201 em Rondonópolis MT.
Conforme os policiais, durante fiscalização de rotina, os federais em combate ao crime, realizaram a abordagem de um ônibus que fazia o transporte interestadual de passageiros na linha Cascavel-PR ao município de Alta Floresta-MT. Assim que o veículo parou os PRFs utilizaram o cão farejador K9 Rango no compartimento inferior de bagagens, que indicou a possível presença de entorpecentes numa mala de cor vermelha. Com isso, ao serem verificadas as etiquetas de bagagem junto ao motorista, identificou-se que o detentor da referida bagagem era um adolescente de 15 anos.
Após identificarem o dono da mala os agentes realizaram a entrevista do referido passageiro, onde este informou ter ido a Campo Grande-MS para visitar um tio que estaria internado com câncer e em estado terminal, mas não soube informar o nome do hospital e o horário da visita, nem o nome do tio, além de apresentar-se bastante nervoso, com as mãos trêmulas e desviando o olhar da equipe PRF e a equipe constatou que o adolescente trazia consigo uma mala de cor verde.
Ainda segundo os policiais, ao verificarem o conteúdo das bagagens, foi constatada a presença de tabletes com substância com coloração e odor característicos do entorpecente popularmente conhecido como maconha. Assim, o infrator foi apreendido, a princípio, pelo ato infracional análogo de tráfico de drogas. Por se tratar de adolescente, os agentes acionaram Conselho Tutelar, informando que o garoto seria encaminhado ao plantão da Polícia Civil em Rondonópolis.
Durante a ocorrência, foram apreendidos 23 tabletes retangulares de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 22 kg.