A medida foi adotada em razão da queda nas vendas – Foto: DIVULGAÇÃO
A GM (General Motors) informou, nesta quarta-feira (28), que vai suspender um turno das fábricas de São José dos Campos e Mogi das Cruzes, em São Paulo, a partir do dia 3 de julho. Segundo a montadora, a suspensão parcial dos contratos dos trabalhadores — medida conhecida como layoff — foi aprovada pelos empregados e teve acordo fechado com o sindicato dos metalúrgicos de cada unidade.
A medida deve atingir 1.200 trabalhadores. Com isso, haverá turno único. A suspensão atinge a produção da picape S10 e do utilitário esportivo TrailBlazer.
“A medida é necessária para ajustar a produção à atual demanda do mercado, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio. O layoff terá duração de cinco meses, podendo ser prorrogado por mais cinco meses”, informou a GM, em nota.
Nesta terça-feira (27), a Volkswagen anunciou ajuste na produção por causa da “estagnação do mercado”. Nesta semana, a montadora parou completamente a produção das fábricas de Taubaté, no interior paulista, e de São José dos Pinhais, no Paraná, que já vinham desde o início do mês funcionando em apenas um turno.
A montadora também vai parar a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por dez dias no mês que vem.
O movimento coincide com a medida do governo para incentivar a venda de carros com descontos. Desde o lançamento, no último dia 5, até o dia 26, foram vendidas 45.298 unidades.