Um crime bárbaro foi registrado na noite desta sexta-feira (06), quando um homem de 35 anos, identificado como Vanderson Alves Fichio, e uma mulher de 35 anos, identificada como Gleiciane de Souza, foram mortos a tiros e queimados. Os assassinatos ocorreram no Distrito de Celma, zona rural do município de Jaciara, estado de Mato Grosso.
Conforme as informações contidas no Boletim de Ocorrência (BO), uma guarnição policial do 28º Batalhão de Polícia Militar de Jaciara foi solicitada a comparecer ao Distrito de Celma para atender a uma ocorrência de feminicídio e homicídio. Ao chegar ao local, os policiais se depararam com dois corpos carbonizados. Em conversa com testemunhas, estas relataram que as vítimas eram uma pessoa do sexo masculino e outra do sexo feminino, e que o autor do crime teria sido o esposo da mulher morta.
Ainda segundo os relatos, as vítimas estavam tendo um suposto caso amoroso, o qual foi descoberto pelo homem supostamente traído. As testemunhas disseram à polícia que o suspeito havia visto no celular da esposa possíveis evidências do adultério.
Devido à possível traição, o assassino, transtornado, começou a espancar a vítima dentro de sua residência. Em seguida, arrastou-a para a rua e, em posse de um revólver, efetuou vários disparos na vítima, que veio a óbito. Em ato contínuo, o criminoso arrastou o corpo de Gleiciane pela rua por aproximadamente trinta metros, deixando-o em frente à casa de Vanderson. Ao bater na porta da residência de Vanderson, este foi surpreendido por um disparo de arma de fogo na face e veio a óbito.
Não satisfeito, arrastou o corpo de Vanderson para a frente de sua residência, colocou os dois cadáveres um sobre o outro e efetuou vários disparos com o revólver. Ainda não satisfeito, o suspeito, em posse de uma espingarda calibre .22, efetuou dezenas de disparos nos cadáveres (segundo as testemunhas).
Ainda conforme as testemunhas, o suspeito, completamente fora de si, arrastou os corpos das vítimas e colocou-os dentro de um veículo VW Saveiro. Também colocou uma motocicleta Honda POP encostada na Saveiro; ambos os veículos eram propriedade de Vanderson. Em seguida, ateou fogo nos veículos, carbonizando-os juntamente com os corpos das vítimas dentro.
O criminoso, ao visualizar os faróis das viaturas do 28º BPM, foragiu para uma área de mata. As guarnições da PM realizaram buscas no intuito de efetuar sua prisão; entretanto, não obtiveram êxito.
O local do crime foi isolado pelos agentes e posteriormente foi acionada a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Polícia Judiciária Civil, onde todas as providências necessárias sobre o ocorrido foram tomadas.
Os militares ainda relataram no BO que toda a violência sofrida pela senhora Gleiciane até seu assassinato ocorreu na presença de seus dois filhos — estes em comum com o criminoso — sendo um de nove anos e o outro de sete anos. Outra observação feita pelos PMs é que toda a ação violenta que culminou na morte de Vanderson ocorreu na presença dos pais dele.
A polícia apreendeu na moradia do suspeito duas armas de fogo do tipo espingarda, vários cartuchos e projéteis deflagrados.