Um índio identificado como Rosemar Filho de Mello, de 39 anos foi morto pela polícia na manhã desta quinta-feira (16) após resistir a prisão, durante uma ação dos policiais em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Comarca de São Félix do Araguaia. O fato ocorreu na aldeia indígena Santa Isabel, que fica localizada na Ilha do Bananal, entre os estados do Tocantins e Mato Grosso.
O cumprimento do mandado de prisão foi acompanhado por um servidor da Funai e teve a participação de Investigadores das delegacias de São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, além de policiais do Tocantins.
Conforme informações, o indígena que é da etnia Karajá, percebendo a chegada dos policiais que cumpririam o mandado judicial, se armou com uma pistola calibre 380 e pegou a esposa como refém e a fez de escudo humano.
O homem era suspeito de ter cometido diversos crimes, entre eles, receptação, comércio ilegal de arma de fogo, tortura e cárcere privado contra a própria família, estupro de vulnerável, maus-tratos e abandono de incapaz, lesão corporal seguida de morte e suporte para fuga de criminosos.
Ainda conforme a polícia, os agentes ao perceberem que o índio estava com a companheira de refém e apontava a arma de fogo em sua cabeça, iniciaram uma negociação para que ele se entregasse, porem Lourenço estava irredutível.
Os policiais disseram que em certo momento, temeram pela integridade física da refém, então acharam necessário efetuar disparos em direção ao suspeito, que foi atingido. Após os tiros o homem foi socorrido com vida e encaminhado a uma unidade hospitalar de São Félix do Araguaia, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito assim que deu entrada no hospital.
Segundo relatos, Lourenço que tinha a fama de ser muito perigoso, deixava os outros índios bastante amedrontados, realizando ameaças, os obrigando a ficarem calados.
Em poder do índio foi apreendido a pistola calibre 380, que estava carregada, com carregador extra e uma quantia de R$ 9 mil nos bolsos.
Todo o material apreendido foi levado para a delegacia da Policia Civil de São Félix do Araguaia.