Em um ato de bravura e amor ao próximo, o policial civil identificado como Ademar Bertolino, lotado na 1ª Delegacia de Polícia Civil do Plantão “A”, agiu rapidamente e salvou a vida de um bebê de 20 dias de nascido, que chegou nos braços da avó engasgado. A ação do agente foi realizada na 1ª DP, localizada na Avenida 15 de Novembro, na região central de Rondonópolis-MT.
De acordo com informações repassadas por Ademar, eram por volta de 18h15, horário em que o expediente da referida delegacia já havia se encerrado, quando ele notou pelo circuito de câmeras de monitoramento que uma caminhonete parou bruscamente no estacionamento e pessoas desceram apavoradas. Nesse momento, foi notada uma criança no colo de uma mulher.
De imediato, o investigador pediu para que sua colega de plantão, Maria Tenório, abrisse o portão, pois percebeu que se tratava de algo urgente relacionado ao bebê. Ao se aproximar das pessoas, o policial constatou que era um socorro urgente para o garotinho, que se encontrava engasgado.
Com técnicas aprofundadas adquiridas em treinamentos, o agente pegou a vítima em seu colo e aplicou a manobra de Heimlich específica para crianças, desobstruindo as vias aéreas da mesma e fazendo com que ela voltasse a respirar.

Essa não é a primeira criança que Ademar salva. No ano de 2024, ele estava na companhia da policial Virginia realizando serviços rotineiros nos altos da Fernando Correia, nas proximidades do bairro Jardim Adriana, quando ouviram barulhos de buzina. Ao pararem o veículo oficial, notaram que um Fiat Uno havia parado na traseira da viatura e uma mulher desceu desesperada com uma criança de aproximadamente três meses desacordada no colo.
Ao perceber a gravidade da situação, Ademar tomou a criança em seus braços enquanto sua companheira de trabalho assumiu a direção do veículo policial. Nesse momento, o agente iniciou as tentativas de salvar o menino; percebendo que o bebê não retornava às funções respiratórias, pediu que a colega ligasse os sinais luminosos e sonoros da viatura e seguisse rumo ao Hospital Regional. Ao chegar na unidade hospitalar, conseguiram reanimar o recém-nascido.