As diligências iniciaram após os policiais da Derf Rondonópolis receberem informações repassadas pelas Forças de Segurança do estado de Goiás sobre uma vítima que caiu no golpe do “falso intermediário” e havia transferido R$ 20 mil aos estelionatários.
Nesta modalidade de golpe, os suspeitos, utilizando de engenharia social, principalmente por meios eletrônicos, realizam transações comerciais de compra e venda de produtos convencendo tanto o vendedor quanto o comprador do bem a não se comunicarem diretamente para, ao final da suposta negociação, induzir que o valor da venda seja depositado em contas bancárias indicadas pelos criminosos, deixando as vítimas no prejuízo.
Normalmente os criminosos copiam anúncios de vendas originais, colocando preços abaixo do mercado, o que faz despertar o interesse do comprador.
Durante as investigações para apurar os fatos, foram identificados pelo menos duas pessoas, moradoras de Rondonópolis, que teriam recebido o valor em sua conta, cientes da participação no crime. Com base nas informações, a equipe de policiais conseguiu localizar os dois envolvidos e recuperar parte do dinheiro subtraído da vítima.
Os suspeitos foram encaminhados para a Derf, onde após serem interrogados, foram autuados em flagrante por estelionato virtual. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no crime.