Com 43,87% (44.605) dos votos, José Carlos Junqueira de Araújo, conhecido também como ‘Zé do Pátio’, se torna o primeiro prefeito reeleito da história de Rondonópolis (212 Km de Cuiabá). Aos 61 anos de idade, o professor universitário se torna o primeiro prefeito a ser reeleito na cidade, considerada a segunda potência no Estado de Mato Grosso.
O resultado das urnas garante a terceira vitória de Pátio na principal cadeira do Palácio da Cidadania. Ao lado do empresário e agora vice-prefeito eleito, Aylon Arruda (PSD), o gestor municipal pretende intensificar o crescimento da cidade com o setor empresarial, aliado com projetos sociais da cidade.
História
Professor licenciado pela Universidade Estadual de Mato Grosso, José Carlos do Pátio é casado e com três filhos. Iniciou a vida pública ainda jovem e carrega no currículo três mandatos consecutivos como Vereador, assim como Deputado Estadual.
Em 2008, disputou pela primeira vez a cadeira do Palácio da Cidadania no qual saiu vitorioso com 52,4% dos votos. No último ano de mandato, teve o diploma cassado. Ato anulado após mais de três anos da decisão injusta.
Concorreu à cadeira novamente em 2016. E, em uma disputa acirrada, saiu novamente vitorioso com 36,2% dos votos válidos. Eleição que garantiu o trabalho dos últimos quatro anos de gestão, com grandes avanços econômicos e sociais da segunda maior potência do Estado.
‘Maior prefeito da história de Rondonópolis’
Conhecido por dar preferência aos mais humildes, Pátio se destaca com ações propositivas que beneficiam toda a população de Rondonópolis. Na atual gestão, teve projetos de universalização dos principais serviços público: saúde, educação e infraestrutura.
Entre os projetos de destaque, está a distribuição de mais de 11 mil títulos habitacionais (escrituras) de forma gratuita, além da entrega de mais de 13 mil casas nos dois mandatos que esteve à frente da prefeitura.
Maior defensor do serviço público, valorizou e investiu nas principais frentes municipais. A exemplo disso, atingiu o total de 93% na distribuição da rede saneamento básico da região. Tornando a cidade o maior destaque de atendimento do Centro Oeste, garantindo dois prêmios nacionais a Rondonópolis.
Além disso, revitalizou a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), com a compra de quase 200 maquinários novos a partir de recursos próprios. A ação possibilitou o órgão trabalhar em sete frentes na cidade, além de promover a modernização da iluminação pública para lâmpadas de led.
Os serviços se estenderam no asfalto da cidade, que está com quase 80% de pavimento. Ação que atingiu bairros de mais de 40 anos, que receberam o serviço pela primeira vez na história. Aliado a isso, está o também o asfaltamento em três distritos industriais da cidade, garantindo o transporte de grandes empresas do município.
Atuou fortemente durante a pandemia causada pelo Coronavírus neste ano, com o projeto “Sentinelas”, o qual foi adaptado cinco unidades de saúde para tratar pacientes contaminados. A ação resultou no maior número de recuperados do Estado, com a marca de 96,6%.
Ainda sobre a saúde, o prefeito trabalha na construção de 17 novas unidades em diferentes bairros de Rondonópolis e contratou quase 200 novos agentes de saúde. Também entregou à população o Hospital Crystian Mary destinado para internações de alta e média complexidade.
Além disso, o prefeito reeleito trabalha na construção de 17 creches e 5 escolas de educação infantil. Para ele, esta ação também promove a universalização da educação infantil, que pretende atingir crianças desde o nascimento.