Uma denúncia, trazida à tona por moradores do Centro A, no final da Avenida Marechal Dutra, em Rondonópolis-MT, preocupa, já que o córrego Bambu, que desagua no Rio Vermelho, apresenta coloração esverdeada. Os moradores da região acreditam que o local esteja recebendo dejetos de esgoto.
O aposentado e pescador Joel Teodoro, que reside na área desde 1974, relatou que na época em que se mudou para a região era possível beber a água do referido córrego. Com o passar do tempo, isso se tornou cada vez mais inviável e, atualmente, não se pode nem entrar no córrego, pois há risco de contrair doenças.

O senhor Joel, em seu desabafo, disse: ‘A gente já está cansado de viver com esse esgoto a céu aberto. Não existe tratamento para esse esgoto aqui. Todos os prefeitos que passaram disseram que a água é tratada e que o tratamento era feito aqui na XV de Novembro, mas aquilo ali não é tratamento; eles bombeiam lá para baixo da Vila Mamed. Esse esgoto que cai aqui é a céu aberto. Eu moro aqui desde 1974 e convivo com isso desde essa época; só que naquela época você podia beber a água desse córrego. Hoje em dia não dá para nada’, desabafou.
No encontro do córrego Bambu com o Rio Vermelho, é muito nítida a diferença na coloração das águas. A cor da água do Rio Vermelho continua predominante; entretanto, o esverdeado da água do córrego Bambu está fora do padrão, pois acredita-se que o possível escoamento de esgoto na localidade tenha contribuído tanto para a mudança de cor quanto para a poluição.

O aposentado Joel Teodoro e outros moradores do entorno do referido córrego pedem que as autoridades olhem com carinho para o problema e tentem resolver a situação para que futuramente a população em geral não seja prejudicada.