fbpx
  • 20 de setembro de 2024 02:09 14:34

MP recorre de decisão da Justiça após Anna Carolina Jatobá seguir para o regime aberto

MP recorre de decisão da Justiça após Anna Carolina Jatobá seguir para o regime aberto 1

O MPSP (Ministério Público de São Paulo) vai recorrer da decisão de progressão ao regime aberto de Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte de Isabella Nardoni, em março de 2008. A informação foi confirmada pelo órgão nesta quarta-feira (21). Como o processo corre em segredo, outros detalhes não serão divulgados.

Ela foi considerada culpada por homicídio triplamente qualificado junto com o pai da garota, Alexandre Nardoni, por ter matado a menina e a jogado da janela do apartamento onde moravam, na zona norte de São Paulo.

Inicialmente condenada a 26 anos de prisão em regime fechado, Jatobá deixou a Penitenciária Feminina 1 de Tremembé, no interior de São Paulo, após a decisão judicial proferida pela 2ª Vara das Execuções Criminais de Taubaté, às 19h45 desta terça-feira (20).

Jatobá conseguiu reduzir uma parte da pena ao trabalhar como costureira na prisão. Em 2017, ela migrou para o regime semiaberto, obtendo a possibilidade de trabalhar ou estudar fora e voltar ao presídio para dormir. Nessa modalidade, o preso tem direito a cinco saídas temporárias por ano — e pode retornar à prisão após até sete dias.

Em 2020, Anna Carolina acabou voltando temporariamente ao regime fechado, ao ser flagrada realizando uma chamada de vídeo de dentro do presídio.

Em maio, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que a Justiça de São Paulo examinasse o pedido dela de progressão ao regime aberto. Os ministros analisaram um recurso da defesa da detenta depois que o juiz estabeleceu a realização de diferentes exames criminológicos e de teste psicológico antes de se decidir pela progressão da pena. Um dos exames exigidos foi o teste de Rorschach, que usa cortões com manchas de tinta para examinar traços da personalidade de uma pessoa.