O Secretário Municipal de Cultura, Pedro Augusto de Araújo, recebeu nesta quarta-feira (31) a coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia da Silva Viana e o técnico da pasta para verificação de questões inerentes à liberação de verbas e prestação de contas dos projetos autorizados pelas Leis de Incentivo à Cultura Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
A autorização para a liberação da verba para os projetos culturais é feita pelo Ministério da Cultura, que através dos escritórios passa a acompanhar “in loco” os processos nos referidos municípios que foram beneficiados.
Segundo o secretário municipal de cultura, o processo de acompanhamento técnico é mais tranquilo porque os casos podem ser detalhados durante as reuniões com a equipe dos escritórios estaduais, sendo possível o encontro com o autor do projeto e neste sentido, quem usou o dinheiro pode tirar dúvidas e discutir o caso do seu projeto.
“São servidores do Governo Federal que visitam os municípios assessorando as pessoas na captação de recursos, acesso aos projetos, aos cuidados na prestação de contas. Isso é muito bom porque há uma troca de experiências entre as partes”, explicou Pedro Augusto. Ele lembra que antes era necessário ir até Brasília para organizar algumas questões inerentes aos projetos federais de incentivos à cultura.
A reunião também foi acompanhada pelo vereador Kaza Grande, que preside a Comissão de Cultura no Legislativo, representantes do Conselho Municipal de Cultura, assim como dois artistas que tiveram projetos aprovados para captação de verba pela Lei Paulo Gustavo.