fbpx
  • 20 de setembro de 2024 12:09 12:26

Número de brasileiros morando no exterior cresceu quase 40% nos últimos 12 anos

Número de brasileiros morando no exterior cresceu quase 40% nos últimos 12 anos 1

O número de brasileiros que moram fora do país cresceu cerca de 38% nos últimos 12 anos. Em 2009, a comunidade brasileira no exterior era de pouco mais de 3 milhões. Dois anos atrás, o número saltou para 4,4 milhões, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty afirmou que os índices são apenas estimados, uma vez que o registro consular de nacionais no exterior não é obrigatório.

Entre os cinco países com maior número de brasileiros estão os Estados Unidos, com 1,9 milhão; Portugal, com 275 mil; Paraguai, com 245.850; Reino Unido, com 220 mil; e Japão, com cerca de 206 mil.

 

Para o economista Riezo Almeida, a quantidade de brasileiros que moram no exterior tem uma relação com o desempenho das taxas de desemprego e PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil. Em 2020, por exemplo, o recuo da soma dos bens e serviços produzidos no país e um elevado índice de desocupação podem ter contribuído para o aumento de saídas do país (veja gráfico abaixo).

O especialista disse ainda que fatores como falta de oportunidades, qualificação e produção do Brasil fazem com que as pessoas saiam em busca de novas chances. Almeida explica que existe uma relação direta entre a elevação do custo de vida e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, com novas perspectivas em outros países. O crescimento contínuo da comunidade brasileira no exterior ocorre desde 2015.

Imigrantes ilegais

Com a atual crise migratória que os Estados Unidos enfrentam, o país chegou a prender mais de 2,7 milhões de migrantes ilegais no ano fiscal de 2022 — período que vai de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022. Entre eles, 57 mil eram brasileiros, mostram os dados do órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. O número representa um aumento de aproximadamente 41% no total de imigrantes presos em relação ao ano fiscal de 2021.

Em apenas quatro meses deste ano, mais de 10 mil brasileiros foram presos por tentar cruzar ilegalmente a fronteira do país. No sul dos Estados Unidos, onde há o maior índice de migrantes, o número de brasileiros detidos chega a quase 9.000.

Ainda de acordo com o órgão americano, na maioria dos casos de 2021 e 2022, os migrantes que tentaram cruzar ilegalmente a fronteira americana estavam acompanhados da família.

Em agosto do ano passado, um brasileiro de 23 anos morreu após ter sido detido por entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Segundo a agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira do país, o jovem foi encontrado desacordado na prisão em que estava detido, no estado do Novo México.