Um caminhoneiro, de 44 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (18) por tráfico de drogas ao ser flagrado transportando cerca de 202 tabletes de skunk, “supermaconha”, pesando aproximadamente 214 kg, na BR-364, no km 05, no município de Alto Araguaia-MT.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quarta-feira (18), uma equipe da PRF, em operação conjunta com a Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), após análise de risco realizada pela inteligência da PRF, realizou a abordagem do veículo SCANIA/R 480, com placas de Manaus-AM, conduzido por um senhor de 44 anos.
Durante a abordagem, foi solicitado ao motorista a apresentação dos documentos referentes ao veículo e ao transporte (notas fiscais). Ele apresentou as notas fiscais do transporte de materiais de aço, com origem no estado do Amazonas e destino no estado de São Paulo. Neste momento, foi possível identificar uma inconsistência nas notas fiscais do transporte. Questionado, o motorista, que demonstrava inquietação e muito nervosismo ao ponto de não saber responder a questionamentos básicos sobre o transporte, afirmou que foi contratado para utilizar seu cavalo mecânico no transporte do semirreboque, mas não soube informar o motivo da contratação para realizar esse serviço. Também não soube precisar quem o havia contratado para o transporte, mas afirmou que receberia 30 mil reais por este serviço, valor incompatível com o lucro normal de um motorista.
Diante dessas inconsistências, foi realizada uma verificação nos elementos identificadores dos semirreboques, onde foi possível identificar a existência de um compartimento diferente da estrutura original do veículo.
Somando-se às divergências fiscais, a equipe decidiu realizar uma fiscalização mais detalhada no veículo e localizou, em um compartimento preparado na sua estrutura, 202 tabletes de uma substância semelhante a skunk, que totalizaram 214 kg.
Registre-se que fez parte desta ocorrência o Corpo de Bombeiros Militar de Alto Araguaia-MT para auxílio na retirada da droga, a qual só teve término às 20h30 da retirada do ilícito, após ter retirado 49 toneladas de carga para desencarcerar o ilícito ocultado por uma estrutura metálica ardilosamente fabricada.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária Civil de Alto Araguaia-MT para os procedimentos cabíveis.