fbpx
  • 28 de novembro de 2024 06:11 06:39

Operação da Polícia Penal na região do presídio da Mata Grande resulta em troca de tiros com bandidos e em materiais ilícitos apreendidos

Operação da Polícia Penal na região do presídio da Mata Grande resulta em troca de tiros com bandidos e em materiais ilícitos apreendidos 1

A Direção da Penitenciária Major Eldo de Sá Correia “Mata Grande” que fica as margens da MT 130, em Rondonópolis MT, deflagrou na noite desta terça-feira (19) a Operação Campana Noctâmbulo, com o objetivo de proteger ostensivamente o perímetro externo da penitenciária bem como apreender materiais ilícitos que marginais pretendam enviar via aparelhos móveis drones.

A Operação iniciou-se logo ao anoitecer da terça-feira (19), onde a direção da unidade prisional posicionou policiais Penais em áreas estratégicas do perímetro externo e equipes volantes para que fosse rastreado a posição que os referidos aparelhos drones subiam voo. Após horas de trabalho, por volta das 03h e 30 minutos da madrugada de quarta-feira (20) uma guarnição de policiais penais que estavam á pé se depararam com bandidos em uma plantação de soja, onde houve troca de tiros entre os agentes e os marginais.

Ainda conforme os policiais, no momento da troca de tiros, os bandidos para se protegerem correram para uma região de mata, de difícil acesso, e que os policiais penais se embrenharam no matagal no intuito de captura-los, entretanto os marginais tiveram apoio de um veículo que acompanhava às margens de uma estrada vicinal, dando fuga a eles.

Operação da Polícia Penal na região do presídio da Mata Grande resulta em troca de tiros com bandidos e em materiais ilícitos apreendidos 2

Os policiais acreditam que os marginais podem ter sido alvejados, pois acabaram abandonando mochilas que foram apreendidas. Dentro das referidas mochilas haviam os seguintes materiais ilícitos: 02 aparelhos móveis drones completos com kaiser e controle remoto, 27 baterias de drones carregadas, 13 aparelhos Power Bank, 01 carregador de pistola 9mm Glock com 15 munições, 01 carregador alongado com 29 munições, 41 aparelhos celulares smarthfones, 02 aparelhos celulares da marca BLU, 25 carregadores de celular, 10 fones de ouvido, 03 mochilas grandes, 02 guarda-chuvas, 02 facas pequenas.

A Direção da Penitenciária informa que os drones estavam sendo preparados com as cargas em uma plantação de soja há aproximadamente 2KM do presídio, e já haviam invadido o perímetro de segurança penitenciária naquela madrugada, contudo os marginais foram surpreendidos pela Polícia Penal. Os marginais sempre mudam a localização das decolagens dos drones, sendo estas decolagens preferencialmente nas madrugadas.

“Estas apreensões de drones foram muito importantes e já somam mais de cem aparelhos apreendidos desde o ano de 2020. A Operação Noctâmbulo foi um sucesso dando aproximadamente um prejuízo de mais de meio milhão de reais ao crime organizado”, ressaltou a direção.